No dia 02 de outubro, os eleitores vão às urnas elegerem deputados, senadores, governador e presidente da república. Para concluir a votação, a pessoa deve digitar 16 teclas. Para facilitar o procedimento no dia da votação, a Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem os números de seus candidatos anotados em um papel, a chamada cola eleitoral.

Este ano, os eleitores não vão poder levar o telefone celular para a urna. Por isso, é importante ter os números dos candidatos anotados em um papel ou nas próprias colinhas que são distribuídas pelos candidatos. A utilização da cola no dia da eleição também tornará mais ágil a digitação dos números na urna eletrônica.

Assim que entrar na cabine de votação, o primeiro candidato que o eleitor terá que escolher é o deputado federal, identificado por quatro algarismos. O segundo voto é para deputado estadual, composto por cinco dígitos, e, em seguida deve ser escolhido o candidato a senador, com três dígitos. O quarto voto é para governador e o último para presidente da República.

Após digitar o número de cada um dos escolhidos, a urna elétrica fará uma leve pausa para o eleitor conferir a foto de seu candidato na tela. Caso digite algum número errado e a foto não corresponder ao seu escolhido, o eleitor terá de apertar a tecla corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto.