O Patos Hoje mostrou na primeira semana de 2023 que uma cratera enorme havia se formado em uma avenida nas Chácaras Caiçaras, em Patos de Minas. Nesta terça-feira (17), a situação continua sem obras e a cratera acabou avançando ainda mais sobre a via.

O problema está no final da Avenida Tenente Coronel Altino Augusto Pereira, cruzamento com a Rua Joanita Antônia França, última via do bairro. A erosão levou parte do asfalto e da fundação da via, deixando um enorme buraco no local.

Motoristas que forem trafegar pela avenida devem redobrar os cuidados, porque a pista ficou mais estreita e um acidente pode ser grave. Uma placa da Copasa foi instalada no local, mas não há sinal de obra.

Além de danificar a via, a cerca do terreno nas imediações ficou suspensa e a rede de água pluvial pode ser comprometida, já que ficou exposta. Parte da rede de esgoto já havia sido levada pela enxurrada. Com isso, o esgoto está sendo lançado no córrego existente na região.

O Patos Hoje entrou em contato com a Copasa e recebeu o seguinte posicionamento: "A Copasa informa que a erosão localizada na avenida Tenente Coronel Altino Augusto Pereira, cruzamento com a rua Joanita Antônia França, no bairro Chácaras Caiçaras, em Patos de Minas, não é de sua responsabilidade. A rede de esgotamento sanitário da Companhia no referido local foi quebrada pelo desmoronamento decorrente das chuvas que atingiram a região, mas as manutenções para corrigir o problema foram concluídas no dia 9 de janeiro. A empresa esclarece que a recuperação do terreno é de responsabilidade da administração municipal."

Sobre a erosão na Rua Tenente Coronel Altino Augusto Pereira no Chácaras Caiçaras, a Prefeitura informou que: "Pela avaliação da equipe da Semop, o recorte inadequado no terreno feito anteriormente pela Copasa para instalar a rede de esgoto facilitou a erosão. Contudo, visando ao tráfego e à segurança na via, o município fará a recomposição do solo tão logo as máquinas concluam a remoção do pavimento nas ruas mais danificadas pelas chuvas e cujo fluxo é maior. Neste momento, todos estão empenhados nessa força-tarefa."