As crianças de 5 anos que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 devem aguardar nova convocação. A Prefeitura de Patos de Minas comunicou na manhã desta quinta-feira (09) a suspensão da vacinação infantil par crianças de 5 anos por falta de doses da vacina pediátrica. Para os demais públicos, a imunização continua.

“Patos de Minas não tem doses de Pfizer Infantil no momento. Todo o estoque foi utilizado. Aguardamos posicionamento do Ministério da Saúde, responsável pela distribuição das vacinas, para reiniciar as aplicações”, informou a Prefeitura. Diante disso, crianças de 5 anos que ainda não se vacinaram devem esperar nova convocação.

A suspensão da vacinação contra a Covid-19 vale também para outras faixas etárias do público infantil que aguardam a segunda dose do imunizante. Os demais públicos podem procurar normalmente os postos de saúde para completar o esquema vacinal. As unidades estão abertas de segunda a sexta-feira (dias úteis) sem fechamento para almoço.

Vale lembrar que o Ministério da Saúde liberou novo reforço para as pessoas com mais de 50 anos. Pode receber a 4ª dose da vacina contra a Covid-19, todas as pessoas acima desta idade que receberam a 3ª dose há pelo menos 4 meses. Trabalhadores da saúde também já podem receber a 4ª dose.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura destacou que "não é toda a vacinação infantil que está suspensa. Só não temos a Pfizer infantil, mas temos CoronaVac, a qual pode se aplicada em crianças de 6 a 11 anos. Portanto, só não conseguimos vacinar neste momento crianças de 5 anos e aquelas que, tendo recebido Pfizer na primeira dose, precisam receber o mesmo imunizante".