Sistema de vídeo monitoramento foi utilizado pela Polícia Militar no interior do Parque de Exposições.

A Operação Fenamilho 2015 montada pelos órgãos de segurança pública apresentou resultados importantes. Os índices de violência no interior do Parque de Exposições apresentaram queda de cerca de 50% segundo a Polícia Militar. A criminalidade na cidade de Patos de Minas também teve redução.

Este ano, a Polícia Militar reforçou o policiamento em toda a cidade. Homens de Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia e Patrocínio foram deslocados para Patos de Minas para combater a criminalidade. Cerca de 190 policiais foram destacados diariamente no interior do Parque de Exposições, além de seguranças particulares e de um batalhão de câmeras de monitoramento espalhadas pelos quatro cantos.

Os dados foram apresentados na sexta-feira (05) pelo comando da Polícia Militar. O número de ocorrências registradas nos oito primeiros dias de festa no interior do Parque de Exposições chegou a 272 em 2014. Este ano, no mesmo período da festa, foram registradas apenas 123 ocorrências. E olha que no ano passado, os índices já tinham apresentado queda.

A maior redução foi verificada nos crimes de furtos. Em 2014, a Polícia Militar registrou até a última sexta-feira de festa 62 furtos, principalmente de telefones celulares. Este ano, no mesmo período, foram registrados apenas 13 furtos. Houve queda também no número de extravios de documentos, de objetos e de pessoas, de 97 em 2014 para 55 este ano.

Por outro lado, os crimes relacionados ao consumo e tráfico de drogas apresentaram aumento. Foram 13 registros de uso e consumo de drogas em 2015 contra 12 registros em 2014. Com relação ao tráfico de drogas, a Polícia Militar registrou cinco ocorrências do gênero este ano contra apenas duas em 2014. No total, 27 porções de maconha, cocaína, lolo e ecstasy foram apreendidos.

A Polícia Militar fez um balanço positivo da operação realizada durante a Fenamilho. O comando da 10ª RPM deverá apresentar esta semana um balanço mais detalhado das ações realizadas no período dentro e fora do Parque de Exposições.

Autor: Farley Rocha