Profissionais do Ibope irão percorrer pontos estratégicos da cidade nos dias 4 a 6 de Junho.

A segunda etapa de aplicação de testes rápidos para detecção de Covid-19 em Patos de Minas já tem data marcada. Profissionais do Ibope irão percorrer pontos estratégicos da cidade nos dias 4 a 6 de junho realizando pesquisas junto aos moradores e colhendo material para a realização dos testes rápidos. O resultado sai em apenas 15 minutos. Na primeira etapa, uma pessoa teve diagnóstico positivo. Serão aplicados 250 testes.

De acordo com a Prefeitura Municipal, os profissionais do Ibope estarão na cidade do dia 4 ao dia 6 de junho, ou seja, próxima quinta, sexta e sábado, para a realização de novos testes rápidos em moradores da cidade. Os pesquisadores estarão acompanhados de agentes de combate a endemias devidamente uniformizados e identificados. A Secretaria de Saúde pede para que os moradores recebam os profissionais e respondam ao questionário bem como realizem o teste rápido.

Nessa segunda etapa, serão realizados mais 250 testes rápidos. O resultado sai em apenas 15 minutos e, caso a pessoa teste positivo, ela já começa a ser monitorada pela secretaria de saúde. Na primeira etapa, apenas uma pessoa, que mora no bairro Jardim Panorâmico, testou positivo. Se tratava de um paciente assintomático e que estava trabalhando normalmente.

A pesquisa é coordenada pela universidade Federal de Pelotas com financiamento do Ministério da Saúde e está sendo realizada em 133 municípios brasileiros.