Não será este ano que os moradores das imediações do bairro Nossa Senhora de Fátima terão a tão sonhada creche funcionando. A secretária municipal de educação, Marlene Machado Porto, informou nessa quinta-feira (24), que a unidade só será aberta à comunidade a partir do ano que vem. A instalação de um para-raios é que estaria dificultando o início do funcionamento.

A demora para abrir a creche do bairro Nossa Senhora de Fátima ganhou novo capítulo esta semana, depois que o ex-vereador Isaias Martins entrou com representação no Ministério Público para que o órgão interfira no caso. Isaias entende que a atual administração não está se empenhando como deveria para por a creche em funcionamento.

Segundo o ex-vereador, a construção da creche foi concluída no final do ano passado, custando cerca de R$ 1 milhão do Governo Federal. O mobiliário também foi adquirido pelo Governo Federal e os profissionais que aturarão na creche já estariam todos contratados. O ex-vereador não entende o motivo da demora para iniciar as atividades e atender a população.

A secretária municipal de educação, Marlene Machado, explicou que falta a instalação de um para-raios para por a creche em funcionamento. Ela disse que abriu duas licitações para a aquisição e instalação do equipamento, mas que não apareceu nenhuma empresa interessada. Segundo ela, só agora é que o município conseguiu contratar uma empresa para fazer o serviço e que, mesmo assim, serão necessários 45 dias para executar o projeto.

Diante disso, segundo a secretária, não há outra alternativa senão aguardar o início do ano letivo de 2014 para abrir as portas da creche para a comunidade.

Autor: Maurício Rocha