Como parte da rodada de entrevista dos 100 dias da nova administração municipal, a Secretária Municipal de Educação de Patos de Minas, Sônia Maria da Silveira, concedeu entrevista nesta quinta-feira (15). Ela destacou a importância do uso da tecnologia na educação e disse que, por enquanto, não há previsão de retorno às aulas presenciais. A intenção é de que os tablets que serão adquiridos pela administração cheguem a cada aluno do município até agosto.

De acordo com Sônia, existe a proposta de informatizar as escolas que já vinham recebendo computadores e também disponibilizar kits multimídia. A internet nas escolas também será ampliada, passando para 300 mega de velocidade. Este avanço seria para desenvolvimento das aulas remotas através dos aplicativos google meet ou pelo classroom. Atualmente, os aplicativos já vêm sendo utilizados, mas os Cadernos de Atividades têm sido o mais possível.

Como já havia sido informado pelo Patos Hoje, todos os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Patos de Minas receberão tablets para estudarem. Segundo a secretária, tudo está em fase de licitação, mas a intenção é de que tudo esteja pronto já em agosto. Patos de Minas tem 5500 alunos no perímetro urbano e 900 estudantes no meio rural. Cada um deles receberá um equipamento para poderem acompanhar as aulas.

Sônia destacou que a aquisição está sendo feita com recursos próprios da educação. “A pandemia mostrou todos os problemas, mas apresentou também que a tecnologia deve fazer parte da educação”, ressaltou. A secretária também enfatizou que a família é imprescindível neste momento e que os professores e direção das escolas continuam mantendo o vínculo com a escola através dos grupos de whatsapp e oferecendo todo o apoio. Ela pediu que os pais mantenham os filhos com a mesma rotina escolar, como se fosse aula presencial. “Todos estão envolvidos. Todos são responsáveis”, explicou.

A contratação dos professores que vinha sendo cobrada há algum tempo está acontecendo. Ela informou que os profissionais dos Anos Finais do Ensino Fundamental já foram contratados e que os outros contratos vão acontecer nos próximos dias. Com relação à possiblidade de retorno às aulas presenciais, ela informou que não há projeção nesse momento. “A realidade de agora é muito diferente do que houve no ano passado. Todos querem as escolas abertas, mas nesse momento não é possível”, disse.

O Patos Hoje também conversou com o Prefeito Luís Eduardo Falcão nessa quarta-feira (14) para saber a respeito dos kits de merenda escolar. Ele explicou que o processo também está em andamento e que os alimentos serão distribuídos para as famílias. “Está em fase de organização. Nós já vamos operacionalizar isso nos próximos dias. Estão sendo montados. É nossa obrigação na verdade. Como não está acontecendo as aulas, não havendo a merenda, isso vai chegar na casa das famílias”, dias.