A Secretaria Municipal de Saúde vai lançar uma campanha com distribuição de prêmios para incentivar os moradores a eliminarem os criadouros do mosquito aeds aegypti, transmissor do vírus da dengue. O tempo quente e chuvoso desta época do ano é ideal para a proliferação do mosquito e os índices de infestação em Patos de Minas já começaram a crescer.

A situação, não tão grave quando Ituiutaba e Montes Claros, que convivem com um surto da doença, mas o sinal de alerta já apareceu. Só este mês, os visitadores sanitários encontraram 20 focos do mosquito aeds aegypti em pontos diferentes da cidade. O índice de infestação, apontado pelo LIRA, chegou a 0,4.

Para evitar um surto da doença, o Programa Municipal de Combate à Dengue vai dar prosseguimento aos mutirões de limpeza para eliminação dos focos do mosquito. A Secretaria Municipal de Saúde também vai distribuir prêmios entre as pessoas que mantêm os quintais limpos, livres dos criadouros do aeds aegypti. O morador que fizer isso vai receber um cupom para concorrer a vários prêmios.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água. Estes locais são ideais para a criação do mosquito transmissor da doença. Por isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, e caixas d´água.

Com esta iniciativa os profissionais de saúde pretendem manter a cidade livre do mosquito e da doença.