Em coletiva realizada na manhã desta terça-feira (26), a Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Teixeira tirou dúvidas da população em relação ao cadastramento para receber as doses da vacina contra a Covid-19 em Patos de Minas. Ana disse que mais de 3 mil pessoas já realizaram o cadastro e que a plataforma está recebendo cerca de 150 cadastramentos por dia. As próximas doses da vacina contra a Covid-19 estão programadas para chegar na capital do milho na próxima segunda-feira.

De acordo com a Secretária, há uma espécie de fila virtual com os nomes das pessoas que estão conseguindo se cadastrar primeiro. Lembrando que nesta segunda etapa, apenas pessoas com mais de 75 anos serão vacinadas. Ana Carolina explicou que após a conclusão do cadastro, os nomes ficarão nesta fila virtual e o postinho de saúde dos bairros é quem irá entrar em contato para agendar a vacinação. As doses já irão para a PSF com o nome e o CPF do paciente.

Ela explicou ainda que mais de 3 mil pessoas já estão aguardando na fila. Segundo Ana Carolina, o objetivo de criar esse cadastramento é para evitar filas presenciais e aglomerações de pessoas buscando pelas doses. “Nós vamos ligar em cada telefone e também enviar e-mails para as pessoas cadastradas informando o dia, horário e local que ele irá tomar a vacina” disse ela. As pessoas que estão acamadas, receberão as duas doses da vacina em casa. Em relação ao cadastramento, a Secretária afirmou que a plataforma está recebendo cerca de 150 cadastros por hora e isso pode estar sobrecarregando o sistema.

Ela explicou que há um chat na página com pessoas 24 horas disponíveis para tirar todas as dúvidas da população. Patos de Minas deverá receber mais doses nesta próxima segunda-feira (01), entretanto não foi possível divulgar a quantidade de doses. Em relação aos casos de Covid-19 na cidade, a Diretora de Vigilância em Saúde, Lilian Marinho, disse que se a população não colaborar, infelizmente os casos vão continuar aumentando. Segundo ela, é preciso conscientização e evitar aglomerações e festas clandestinas.