Os pais de estudantes que vão ingressar na rede pública de ensino de Minas Gerais em 2012 ganharam mais tempo para fazer o cadastramento escolar. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) prorrogou o prazo. Agora, pais e responsáveis têm até a próxima sexta-feira (17) para realizar o cadastramento e garantir vaga em uma escola próxima à residência.

Devem ser cadastradas crianças com seis anos completos ou a completar até o dia 31 de março de 2012 (inclusive na Educação Especial), alunos que estão se transferindo de outras localidades ou vindo de escolas particulares e os interessados em retornar aos estudos em qualquer ano do ensino fundamental (1º ao 9º ano).

Em Patos de Minas, o cadastramento escolar está sendo feito nas escolas públicas. Os pais ou responsáveis devem levar o original e a cópia da certidão de nascimento da criança e uma conta de luz recente. Os interessados em retornar aos seus estudos ou alunos de escolas particulares que desejam se transferir para a rede pública também devem apresentar, além da certidão de nascimento e do comprovante de residência, o comprovante de escolaridade (original e cópia).

O levantamento realizado pelo estado, em parceria com os municípios, permite um melhor planejamento das vagas para atender com mais qualidade os alunos que vão ingressar no ensino fundamental da rede púbica no próximo ano. O cadastro é uma garantia de vaga na escola pública mais próxima de casa. Aquele candidato que não fizer o cadastramento não ficará sem uma vaga, mas a matrícula em uma escola próxima a sua residência ficará condicionada à existência de vaga na instituição de ensino.

A inscrição para o cadastro escolar de candidatos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento deve ser feita no mesmo período, até o dia 17 de junho. No momento da inscrição, deve ser informado no formulário do cadastro escolar o tipo de deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento do candidato.

O período de matrícula vai do dia 12 a 16 de dezembro de 2011.

Autor: Maurício Rocha