A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer iniciou nessa quarta-feira (14) as oitivas referentes à Lei Paulo Gustavo. Com a liberação dos recursos por parte do Governo Federal, Patos de Minas terá aproximadamente R$ 1.354.000,00 para investir em projetos artísticos e culturais neste ano de 2023.

A Lei Paulo Gustavo foi criada para socorrer o setor cultural, que foi duramente afetado pela pandemia da Covid-19. Após vencidas todas as polêmicas, o Governo Federal decidiu liberar R$ 3,8 bilhões para estados e municípios investirem em projetos culturais. Mas para ter acesso aos recursos, os municípios terão que elaborar um plano de ação, que deverá ser aprovado pelo Ministério da Cultura.

Para a elaboração deste plano, a Secretaria Municipal de Cultura de Patos de Minas iniciou uma série de oitivas com agentes culturais do município. O encontro desta quarta-feira (q14) foi com os artesãos, gestores culturais e do audiovisual. Nesta quinta-feira (15) haverá reuniões com integrantes da cultura alimentar (17h), representantes da literatura (18h30) e das artes cênicas (19h30).

As reuniões estão acontecendo na sede da Biblioteca Municipal, que fica na rua José de Santana, número 119. O último encontro acontece na sexta-feira (16) com representantes das comunidades tradicionais (17h), música e carnaval (18h30) e artes visuais (19h30).

O secretário municipal de cultura, Rogério Mexicano, disse que todos os agentes culturais de diferentes manifestações estão convidados para as reuniões. Ele esclareceu que o objetivo dos encontros é conhecer as percepções e sugestões da comunidade para traçar as melhores estratégias quanto à aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo.