O Sebrae Minas está promovendo uma iniciativa inédita voltada para a melhoria da gestão, operação e rentabilidade dos mercados municipais de seis cidades mineiras, incluindo o Mercado Municipal de Patos de Minas. O projeto “Nosso Mercado”, realizado em parceria com as prefeituras, comerciantes e produtores rurais, prevê a realização de avaliação e implementação de um modelo de gestão para atender às necessidades específicas de cada município.

O Mercado Municipal de Patos de Minas foi construído em 1958. As lojas pertencem aos comerciantes e o restante do prédio é de propriedade da Prefeitura. A enorme estrutura instalada bem no centro de Patos de Minas é tombada pelo Patrimônio Histórico e tem potencial para se tornar um atrativo turístico no município.

O Projeto “Nosso Mercado” desenvolvido pelo Sebrae Minas tem o objetivo de transformar esses centros comerciais em espaços mais atrativos, ampliando o número de visitantes, as vendas, a satisfação dos clientes e a participação da comunidade, estimulando o desenvolvimento econômico local.

Aqui, o projeto está na fase 2, com fortalecimento de governança, documentação e regimento interno e captação de recursos. Além do Mercado Municipal de Patos de Minas, também participam desta iniciativa os mercados municipais de Nepomuceno, Itapecerica, Governador Valadares, Divinópolis e Brasília de Minas.

“Cada um desses mercados tem suas particularidades e estão em estágios diferentes de maturidade em relação a organização tanto gerencial como estrutural. Por isso, trabalharemos juntos com o poder público municipal, comerciantes, permissionários, consumidores e a própria população para construirmos estratégias e ações associadas, que fomentem o comércio, gastronomia e turismo, focando sempre na identidade, tradição e riqueza cultural de cada cidade”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

O “Nosso Mercado” começou em 2023 e tem sua atuação direcionada para quatro pilares. O primeiro deles é a realização de um mapeamento para avaliar os pontos fortes e fracos, identificando oportunidades de melhoria e desafios a serem superados em cada centro comercial. Além disso, como na maioria das cidades, a administração dos mercados municipais tem sido responsabilidade direta da prefeitura, a iniciativa prevê a sensibilização dos principais stakeholders envolvidos nesses estabelecimentos para que possam relatar suas necessidades, dificuldades e expectativas sobre o funcionamento desses centros comerciais, que na maioria das vezes concentram uma grande variedade de produtos desde a agricultura familiar aos itens industrializados.

As partes envolvidas neste processo também participam de visitas técnicas em mercados municipais de referência nacional para conhecerem in loco boas práticas adotadas em relação a gestão e operação, layout e infraestrutura dos espaços, mix de produtos oferecidos e iniciativas voltadas para melhorar a experiência do cliente.

A partir da análise de todas as informações coletadas é elaborado um plano de ações com recomendações sobre o modelo de administração mais adequado para cada mercado municipal, de acordo com suas necessidades, características locais e particularidades. Além disso, o projeto oferece consultoria para a definição das diretrizes de operação para a elaboração de documentos necessários para a implementação do modelo de outorga sugerido, como a entrega do edital de licitação, termo de referência, permissão de uso, proposta de projeto executivo e relatório econômico-financeiro.

O “Nosso Mercado” propõe ainda a estruturação e/ou fortalecimento da governança local, por meio da criação de uma associação de comerciantes/permissionários ou entidade similar, com suas devidas funções e responsabilidades definidas por um estatuto social, termo de cooperação mútua, além de um regulamento de funcionamento do mercado.