A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma grande movimentação no Galpão do Produtor na manhã deste sábado (10) para sensibilizar a população para o combate à Dengue. A doença avança de forma rápida em Patos de Minas e número de casos registrados até o início desta semana já passava de 800.

Com a epidemia de Dengue instalada, os órgãos de saúde buscam mecanismos para envolver a comunidade no trabalho de eliminação dos criadouros do mosquito aeds aegypti, transmissor da doença. Até prêmio estão sendo distribuídos entre os moradores que mantêm seus quintais limpos.

A campanha começou pela região da Lagoa Grande, uma das mais críticas em termos de infestação. Durante a semana, os profissionais de saúde visitaram casa por casa distribuindo cupons para os moradores que mantiveram as casas livres de criadouros. Só uma minoria pode participar do sorteio de brindes na manhã deste sábado.

Além da distribuição de prêmios, os profissionais de saúde também fizeram brincadeiras com as crianças e incentivaram a população a combater o mosquito. Este trabalho será feito em todas as regiões da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde, também, estuda a possibilidade de tampar as 1.800 caixas d’água que foram encontradas abertas no perímetro urbano.

Patos de Minas também vai receber um reforço do Plano Emergencial de Combate à Dengue montado pelo Governo do Estado. Serão mais profissionais e equipamentos para conter o avanço da doença. “Todo este trabalho, no entanto, só vai surtir efeito se tiver o envolvimento da população”, conclamou a secretária de saúde, Marema Patrício.