A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas ainda terá que fazer adequações na estrutura para conseguir credenciar os serviços de oncologia junto ao SUS. Em audiência no Ministério da Saúde no início desta semana, o prefeito Luís Eduardo Falcão e representantes do hospital foram informados da necessidade de construção de mais uma sala de cirurgia.

Uma equipe técnica do Ministério da Saúde esteve em Patos de Minas visitando a Santa Casa e fez diversas exigências. Segundo o prefeito Falcão, os pedidos foram atendidos e havia expectativa de que o órgão liberasse o credenciamento dos serviços de oncologia mais rápido, o que não ocorreu desta vez.

Segundo o chefe do executivo, a Santa Casa de Patos de Minas possui três salas de cirurgia já em funcionamento, mas terá que construir pelo menos mais uma para atender às exigências do órgão. Falcão explicou que a maior dificuldade está relacionada à falta de espaço, uma vez que a estrutura de cerca de 6 mil metros quadrados existente no prédio cedido pela Fepam já está totalmente ocupada.

Um prédio anexo de 7 mil metros quadrados já começou a ser erguido, mas ainda vai levar tempo. Prefeitura e Santa Casa não querem esperar o fim da construção e, mesmo estando com a estrutura toda ocupada, a intenção é buscar uma alternativa para instalar a nova sala de cirurgia exigida pelo Ministério da Saúde. Se isso acontecer, segundo Falcão, a expectativa é de que o credenciamento ocorra em um prazo de 2 meses.