A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas realizou, nesta quarta-feira (04), a primeira cirurgia reparadora pós-bariátrica 100% pelo SUS. O procedimento marca um novo capítulo na história das pessoas que realizaram a cirurgia bariátrica. Nesses primeiros meses, serão realizadas duas operações por mês, mas a expectativa do hospital é que esse serviço seja ampliado.
Segundo a Santa Casa, o primeiro procedimento foi realizado em um dos pacientes pioneiros na cirurgia bariátrica em Patos de Minas. Ele realizou a cirurgia em 12 de outubro de 2023. Após passar pelo rigoroso processo de recuperação e acompanhamento contínuo das equipes de saúde, ele alcançou uma impressionante perda de 88kg.
Quem coordenou o procedimento foi o cirurgião plástico Camilo Faria Moreira. O médico explicou que, após passar pela cirurgia bariátrica, o paciente perde muito peso, como foi o caso do primeiro. Segundo o doutor Camilo, a perda rápida de peso vem acompanhada de flacidez no corpo, que devem ser tratadas, o que mostra que a cirurgia reparadora vai muito além de um apenas um procedimento estético.
Antes de chegar na cirurgia reparadora, o paciente passa por um longo acompanhamento de cerca de dois anos, após a bariátrica. Durante esse processo, ele recebe acompanhamento periódico e ainda ganha as medicações e suplementos necessários. O paciente somente fará a cirurgia reparadora após todos os exames serem concluídos. Segundo Lorrane Caroline, coordenadora do Ambulatório de Obesidade, os pacientes serão acompanhados também após o procedimento reparatório.
Esse novo capítulo na história desses pacientes coloca Patos de Minas de vez como referência em cirurgias bariátricas pelo SUS, na região. De acordo com a Santa Casa, até o momento, mais de 280 pacientes já realizaram a cirurgia bariátrica na instituição. A porta de entrada para quem deseja ter essa mudança de vida é a Unidade de Saúde de referência, a partir de então, tem a triagem para o Ambulatório de Obesidade, onde o paciente passa por uma série de exames. Estando apto, ele é levado para a sala de cirurgia.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]