A partir desta terça-feira (2), a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas passa a realizar atendimento de porta aberta para pacientes com 12 anos ou mais em situações específicas de urgência. A mudança foi definida pela Superintendência Regional de Saúde em conjunto com os serviços de saúde da região. Segundo o órgão, o objetivo é melhorar a organização dos atendimentos e garantir mais agilidade e qualidade na assistência prestada à população.

De acordo com o comunicado divulgado pelas instituições de saúde, a Santa Casa será a unidade de referência para atendimentos relacionados a intoxicações exógenas, incluindo casos envolvendo medicamentos, produtos de limpeza, venenos, agrotóxicos e outras substâncias tóxicas.

O hospital também passará a receber pacientes vítimas de acidentes causados por animais peçonhentos, como cobras, escorpiões, aranhas, abelhas e outros animais que possam representar risco à saúde.

Outra mudança importante é que a unidade será responsável pela profilaxia antirrábica em pessoas com 12 anos ou mais. O atendimento será destinado a pacientes que sofrerem mordidas, arranhões ou qualquer outro tipo de contato com animais com potencial risco de transmissão da raiva.

Segundo as autoridades de saúde, a alteração busca otimizar os fluxos assistenciais, proporcionando maior segurança aos pacientes e melhor distribuição da demanda entre os serviços de saúde do município e da região.

As crianças menores de 12 anos continuarão sendo atendidas no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), seguindo o fluxo assistencial e regulatório já estabelecido entre os municípios e a rede de saúde regional.

O Hospital Regional Antônio Dias reforçou que permanece como referência para atendimentos de média e alta complexidade, mantendo o compromisso com uma assistência humanizada, segura e de qualidade para toda a população.