O Rotary Club de Patos de Minas anunciou, na manhã desta terça-feira (11), a doação de uma torre de videolaparoscopia para a Santa Casa de Misericórdia. O equipamento que custou cerca de 60 mil dólares chegará à unidade hospitalar em breve.

De acordo com o Luiz Antônio de Oliveira Lima, governador do Distrito 4760 do Rotary Club, o projeto de compra do aparelho teve início em 2021 e contou com a ajuda de empresários e outras entidades. Segundo ele, o equipamento irá contribuir muito com os atendimentos de excelência na Santa Casa.

Segundo a médica e rotariana Amélia Maria Mota, o equipamento irá servir para cirurgias, diagnósticos entre outras coisas. Segundo ela, a aquisição do equipamento será um marco na história da Santa Casa de Misericórdia. “Quase 100% das cirurgias são feitas por videolaparoscopia, e aqui na Santa Casa ainda não havia este serviço, agora eles vão poder oferecer aos pacientes”, disse ela.

O presidente da Santa Casa, Marco Antônio Nasser de Carvalho ressaltou a importância do aparelho nos trabalhos diários da unidade hospitalar. Segundo ele, a Santa Casa está em processo de ampliação e os pacientes irão precisar dos serviços oferecidos pelo aparelho de videolaparoscopia.

O equipamento ainda não está na Santa Casa, mas segundo os responsáveis, a compra já foi feita e é questão de tempo até que ele seja instalado e esteja pronto para o uso.