A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas está entrando em uma nova fase. A partir desta segunda-feira (22), a unidade hospitalar passa a contar com um novo bloco cirúrgico, ampliando em muito a sua capacidade de atendimento. Inaugurada em 2021, a Santa Casa se tornou o maior hospital da região, com atendimentos gratuitos, pelo SUS.

Somente no ano de 2023, a Santa de Misericórdia realizou 473 partos e 1.902 cirurgias, entre gerais de média complexidade e oncológicas de alta complexidade. Houve também mutirões de catarata e, apenas no ano passado, foram realizadas 1.372 cirurgias dessa especialidade. Com o início do funcionamento do novo bloco cirúrgico, esses números poderão aumentar ainda mais.

Com a ampliação, o bloco cirúrgico da Santa Casa de Patos de Minas passa a contar com 6 salas cirúrgicas, 4 salas de obstetrícia e uma banheira para parto na água, proporcionando um melhor espaço para acolher os pacientes e também para aumentar capacidade operacional. O presidente da Santa Casa, Marcos Nasser, comemorou a conquista.

Com a abertura do novo bloco cirúrgico, a Santa Casa também fica preparada para começar a oferecer os serviços de cardiologia e hemodinâmica. A habilitação já foi aprovada pelo Ministério da Saúde e falta apenas a publicação para começar a funcionar. A expectativa é de que os pacientes com doenças cardíacas comecem a ser atendidos aqui mesmo em Patos de Minas ainda este ano.