Inaugurada em agosto de 2021, a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas está comemorando o primeiro aniversário. A unidade hospitalar chegou em um momento delicado para a saúde no município, após o fechamento do Hospital São Lucas e contribui muito para não deixar pacientes desamparados.

A Santa Casa de Misericórdia auxiliou na diminuição das filas de espera em diversas áreas. Em apenas um ano de atividades mais de 16.000 pessoas foram atendidas, contribuindo com a rede de assistência gratuita oferecida pela SUS.

O balanço do 1º ano apresentado pela direção da Santa Casa de Patos de Minas mostra os seguintes resultados:

Tomografias = 10.214

RX = 27.123

Endoscopias = 693

Colonoscopias = 202

Pronto Atendimento Trauma = 14.859

Atendimentos Pronto Ginecologia e Obstetrícia = 1.562

Oncologia/ambulatório = 96

Oncologia/cirúrgica = 07

Exerese e Biópsia = 389

Internações: 2.268 pessoas ficaram internadas na Santa Casa neste ano

Cirurgias Eletivas: 747

Parto: 308

Nesse primeiro ano de atividades, a Santa Casa de Misericórdia recebeu pacientes de 27 cidades de toda a macrorregião, além de Patos de Minas.

O maior desafio da Santa Casa, no entanto, ainda é a busca por recursos para manter os atendimentos. Neste primeiro ano, a Prefeitura de Patos de Minas destinou verbas de subvenção que garantiram o funcionamento do hospital. A direção da Santa Casa trabalha para credenciar serviços, como a oncologia, junto ao Ministério da Saúde para receber repasses do Governo Federal.

Enquanto isso, a direção da Santa Casa agradece o apoio recebido. “Nossa gratidão a todos que contribuíram com a Santa Casa, tornando este sonho uma realidade”.