O comando do Corpo de Bombeiros informou que vai implantar mais três Postos de Atendimento Integrado em diferentes pontos da cidade para agilizar o atendimento à população. SAMU e Corpo de Bombeiros atuam de forma integrada em Patos de Minas desde o dia 24 de dezembro.

Desde o início da integração, já foram realizados mais de 500 atendimentos à comunidade, sendo uma média de 30 ocorrências por dia. O atendimento integrado, segundo o comando do Corpo de Bombeiros, evita a duplicidade das ocorrências onde duas viaturas deslocavam sem necessidade para o mesmo local, trazendo desgaste físico para os socorristas e ainda aumentando o tempo resposta dos atendimentos de outras ocorrências.

Após a integração, foram criados dois Postos de Atendimento Integrado (PAI), sendo um na sede da 2ª Companhia de Bombeiros no Bairro Jardim Paulistano e outro no Centro Clínico do Unipam. E em breve serão criados mais três Postos de Atendimento Integrado, sendo um no Quartel do Corpo de Bombeiros na Rua Joaquim das Chagas, no Bairro Lagoa Grande, um no Aeroporto Municipal e outro na parte alta da cidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a descentralização dos postos de atendimento garantirá mais agilidade e qualidade nos atendimentos de emergência, aumentando a sobrevida das pessoas, diminuindo o período de internação hospitalar e consequentemente estando disponíveis maior quantidade de leitos nos hospitais da cidade.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que acontecerá também a ativação de um Centro Integrado de Comando e Controle, composto por equipes do CBMMG e SAMU numa mesma central, onde serão recebidas e despachadas as ocorrências com muito mais agilidade,  buscando sempre atender a comunidade com maior qualidade possível. “Com a integração Corpo de Bombeiros e SAMU, a população de Patos de Minas só tem a ganhar pois com a mescla das equipes a população conta com bombeiros treinados em salvamento em altura, aquático, mergulho, prevenção e vistoria. Com isso, tanto as unidades de Suporte Básico quanto avançado melhorarão a gama de conhecimentos para melhor atender à sociedade” conclui o comando do Corpo de Bombeiros.

Foto: Ilustração

Autor: Maurício Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros