O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192, de Patos de Minas recebeu em sua sede, na Rua Henrique Cota, nº 101, Bairro Bela Vista, nesta quinta feira (07), uma nova ambulância tipo UTI para atendimento à população do município de Patos de Minas. A ambulância com todos os equipamentos está avaliada em cerca de R$ 200 mil.

A conquista da ambulância completa, com equipamentos modernos que substituirá outra que já está muito desgastada, garantirá um atendimento mais rápido, eficaz, e seguro à população, melhorando ainda mais a qualidade da assistência prestada pelo SAMU 192.

A UTI foi alcançada graças ao constante empenho da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde junto ao Ministério da Saúde para a liberação desta ambulância, bem como outros equipamentos que tornam o serviço tão eficaz, ou melhor, do que os prestados nas grandes cidades.

Na oportunidade de entrega da unidade, o coordenador de enfermagem, Marcelo Marques, pediu a conscientização das pessoas quanto aos trotes. Ele informou que das 2.500 chamadas mensais, 250 são trotes o que acaba por prejudicar o trabalho dos profissionais.

Marcelo ainda salientou a importância dos motoristas cederem passagem para as ambulâncias. O trânsito na cidade está muito difícil e este é outro fator que prejudica a chegada dos profissionais nos locais de atendimento. O coordenador informou que as ambulâncias sempre passam pela esquerda, assim os motoristas devem encostar à direita.

O coordenador geral do Samu em Patos de Minas, Alexander Gonçalves, informou que a nova ambulância por ser mais moderna facilitará ainda mais o serviço prestado pelos profissionais. Ele informou que são 45 profissionais atuando em Patos de Minas, sendo 13 médicos, todos com capacitação técnica e em constante aperfeiçoamento.

A prefeita Béia Savassi também compareceu à sede do Samu e parabenizou os coordenadores pela conquista. Ela conheceu os cômodos da sede e ouviu algumas reivindicações. A prefeita já se dispôs a disponibilizar recursos para consertar o telhado estragado da sede.