O Governo Federal lança nesta sexta-feira (11) o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os investimentos vão totalizar R$ 1,7 trilhão e serão distribuídos para todas as regiões do país ao longo de quatro anos. A lista de obras que serão executadas inclui uma em Patos de Minas que é um sonho antigo da população, a pavimentação da BR 352.

Do total de R$ 1,7 trilhão a ser investido em obras nos próximos quatro anos, R$ 371 bilhões serão do Orçamento Geral da União, R$ 343 bilhões de empresas estatais; R$ 362 bilhões em financiamentos e R$ 612 bilhões do setor privado. Entre as obras previstas no novo PAC está a pavimentação da BR 352.

A rodovia tem aproximadamente 800 quilômetros de extensão e liga Goiânia, capital de Goiás, à BR 262 no município de Pará de Minas. Parte da BR 352 coincide com a BR 354 e, outro pequeno trecho, com a BR 365. Outra parte importante da rodovia, a chamada “Estrada da Rocinha”, não está pavimentada e é o trecho incluído nas obras do PAC.

Asfaltar a rodovia é um sonho antigo dos moradores e uma reivindicação que vem sendo feito há décadas. Falsamente, muita gente diz que esta parte da rodovia consta como asfaltada no mapa, mas esta informação, segundo o DNIT, não é verdadeira. O trecho da BR 352, que começa em Patos de Minas e vai até Coromandel, nunca recebeu recursos para pavimentação.

O trecho da BR 352, que começa em Patos de Minas e vai até Coromandel foi incluído no PAC.

Em Minas Gerais, o Programa vai investir R$ 171,9 bilhões. Além do asfaltamento da BR 352, o novo PAC prevê recursos para outros 11 projetos. Veja!

-Concessão das rodovias BR-381/MG entre BH e Governador Valadares

-Concessão Obras de ampliação e melhorias (trecho João Monlevade a Espirito Santo) da BR-262

-Prevista a restauração do trecho e estudo de concessão Relicitação da BR-262/MG (trecho de Uberaba a Betim)

-Concessão BR-040/495/MG/RJ - RIO - BH

-Concessão BR-040/GO/MG Rota dos Cristais

-Concessão Concessão das BRs 251/MG e BR 116/MG

-Concessão Projeto Hidroagrícola do Jequitaí

-Pavimentação e implantação da BR-367 (Pavimentação dos trechos Salto da Divisa a Almenara e Virgem da Lapa a Berilo)

-Adequação/Restauração e melhorias da BR-135 (Trecho Manga a Itacarambi)

-Construção de 57,41 km Barragem Rio Gravatá

-Empreendimento em estágio incipiente de desenvolvimento Pavimentação da BR-352 (Trechos não pavimentados de Patos de Minas a Goiânia) Empreendimento em estágio incipiente de desenvolvimento

-Manutenção da concessão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte