O Grupo ABC informou na tarde desta sexta-feira (26) a todos os clientes e à população em geral que ainda não teve acesso a todos os laudos periciais conclusivos dos produtos "Sabão em Pó" da marca "OMO". Contudo, segundo a empresa, ao que tudo indica, também foi vítima, assim como várias outras redes supermercadistas do Estado de Minas e do Brasil, ao adquirir, via Distribuidor, o produto – OMO “falsificado”.
Em resposta ao Patos Hoje, o ABC ainda informou que já está tomando todas as medidas legais cabíveis. Os lotes identificados do produto em questão já foram recolhidos da área de vendas, e está à disposição das autoridades para ajudar nas investigações.
Entenda o caso
Na segunda-feira (22), o Procon Municipal juntamente com o Procon Estadual apreendeu 102 caixas de sabão em pó supostamente falsificado. O produto estava embalado em caixas estampadas com a marca OMO, da empresa Unilever, que estavam à venda no Hipermercado ABC, em Patos de Minas.
Nessa quinta-feira (25), a Assessoria de Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais informou que, após uma denúncia de uma consumidora sobre a possível falsificação no dia 14 de janeiro ao Procon-MG em Uberlândia, o MPMG instaurou uma Notícia de Fato, no dia 22 de janeiro. Já no dia 24 o MPMG abriu uma Investigação Preliminar (Procon nº MPMG-0480.24.000062-4).
Segundo o MPMG, o produto estaria sendo vendido em lojas da mesma rede em vários municípios mineiros. Há indícios de que foram encontradas caixas do sabão em Boa Esperança, Montes Claros e Itajubá. Foram apreendidas caixas do sabão OMO Lavagem Perfeita do lote BPG011319G. Além deste, pairam suspeitas sobre os lotes BPF250917G e BBA080037G.
As caixas do produto suspeito de falsificação, apreendidas cautelarmente por fiscais dos Procons estadual e municipal, totalizam cerca de 1,7 tonelada. De acordo com o MPMG, foram colhidas amostras para a análise da veracidade da denúncia até que se verifique a procedência da informação da falsificação.