Dezenas, centenas deles formam uma montanha no meio da rua que dificulta até a passagem de veículos pelo local.
O problema não é de agora, mas a demora por uma solução tem deixado os moradores do bairro Planalto irritados. O prolongamento da avenida Maria Clara da Fonseca se transformou em depósito de pneus velhos. Dezenas, centenas deles formam uma montanha no meio da rua que dificulta até a passagem de veículos pelo local.

Antes a Prefeitura mantinha um galpão para o descarte de pneus velhos. Mas o município perdeu o imóvel e desde então as empresas do setor estão sem ter onde deixar o material. As pessoas menos conscientes estão usando a rua. As imagens comprovam que muita gente está usando o espaço público para se desfazer os pneus velhos.

A montanha de pneus no meio da rua acaba atraindo mais sujeira. Outros tipos de lixo já começam a ser jogados no local. Moradores do bairro Planalto estão revoltados com o problema. Eles temem que os pneus velhos provoquem doenças, como a dengue por exemplo. Os pneus estão cheios de água.

Além disso, os moradores reclamam que quando é feita a retirada dos pneus, apenas aqueles que estão inteiros são levados. As chamadas buchas de pneus permanecem no local provocando muita sujeira. A diretora de Vigilância em Saúde, Geise Marques, disse que está negociando a retirada dos pneus com uma empresa para os próximos dias.

Com relação à proliferação de doenças, Geise explica que os pneus são monitorados e tratados com larvicida para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A diretora de Vigilância em Saúde também afirmou que o problema deverá ser resolvido em breve. Ela explicou que um novo local está sendo construído para receber os pneus velhos.

Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Pedro Lucas Rodrigues entregou os novos uniformes dos visitadores sanitários do Programa Municipal de Combate à Dengue e prometeu apoiar as ações desenvolvidas no município.

Autor: Farley Rocha