A chuva ainda não chegou em Patos de Minas e os efeitos da estiagem podem ser vistos no volume de água do Rio Paranaíba. Nesta quarta-feira (16), o Patos Hoje foi conferir o manancial que abastece a Capital do Milho e diversas cidades da região. Com pequeno volume d’água, é possível caminhar ao longo do leito do rio sem molhar os pés.

A visita aconteceu nos fundos dos Bairros Laranjeiras e Copacabana. Primeiro, já possível perceber que a água do córrego que divide os dois bairros deságua no Rio Paranaíba bastante poluída. O mau cheiro e a coloração escura indicam que esgoto estaria sendo desejado no local, maltratando o meio ambiente.

Em seguida, caminhamos pelo leito do rio e por incrível que pareça nem molhamos os pés. Além de estar muito assoreado, com diversos sedimentos que desceram das encostas com árvores insuficientes para reter o soterramento há bastante lixo, galhos e troncos de árvores. Em alguns segundos, foi possível perceber dezenas de garrafas pets, sacos plásticos, isopores de marmitex e mais uma série de lixo no meio do rio.

E a ação humana tem realmente interferido nos eventos naturais. A previsão do tempo alerta para previsão de tempestade para a região central do país, no entanto não há indicativo de grande volume para Patos de Minas. Porém, para nossa alegria, já começa a surgir sinais de chuva. O tempo ficou bastante nublado e o Clima Tempo prevê um pouco de chuva para esta quarta. Nesta quinta-feira (17), o tempo deve ser mais quente que hoje com previsão de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. Na sexta-feira (18), não deve chover. Mas no sábado (19) e domingo (20), deve chover de forma mais significativa.