É consenso entre todos os especialistas em trânsito que antes de fazer qualquer viagem de carro, seja ela longa ou mais próxima de casa, é preciso fazer uma revisão no veículo. Essa medida, além de deixar a viagem mais segura para motoristas e passageiros, também pode significar mais economia e menos aborrecimento. Afinal, ninguém quer ficar parado na beira da estrada à espera de socorro.

A revisão é importante para identificar se todos os sistemas do veículo estão funcionando de forma perfeita. Existem centros automotivos com equipamentos e profissionais qualificados que conseguem verificar se determinado item do carro precisa de manutenção ou substituição. A lista de itens a serem observados inclui mais que o nível de óleo do motor ou a água do reservatório.

Em uma boa revisão é preciso analisar as luzes do painel, se o sistema elétrico está funcionando perfeitamente, se os pneus estão em boas condições, alinhamento e balanceamento, o sistema de freios, como discos, pastilhas e o nível de fluído e os itens de segurança. Só assim, o motorista terá a certeza de que automóvel está em condições de pegar a estrada.

Além de economizar, uma vez que a prevenção é sempre mais barata do que fazer o conserto depois, a revisão do veículo também garante uma viagem mais tranquila. É importante lembrar que, estando na estrada, nem sempre existe sinal de celular e que o socorro é sempre mais difícil, demorado e mais caro.

Portando, se vai pegar estrada, estando ou não de férias, em viagens longas ou mais curtas, não deixe de fazer uma revisão completa no seu automóvel. Essa medida pode evitar dor de cabeça e salvar vidas.