A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Educação-SEMED- promove nesta quarta-feira (31) a reunião com diretores escolares e coordenadores de centros municipais de educação para alinhamento da volta às aulas. O início do ano letivo está previsto para a próxima segunda-feira (05).

A reunião acontece durante todo o dia. No período da manhã, o Prefeito Municipal Luís Eduardo Falcão falou com os diretores e coordenadores sobre todos os avanços conquistados durante os últimos 3 anos, destacando que atualmente a área da educação é muito bem avaliada no município com nota de 7,5 pela população.

O Secretário Municipal de Educação, Carlos Luís Andrés, destacou que este ano o lema a ser apresentado é o da inovação. Ele explicou que a pandemia se tornou um divisor de águas, mudando todo o contexto. “É preciso inspirar para transformar. Espero que seja um ano de muita produção, trazendo um resultado de transformação”, destacou.


A professora Dra. Adriene Silva fez uma palestra volta para as tecnologias. Ela ressaltou que, atualmente, há muitas tecnologias com grandes potencialidades, porém o uso pela população não está acompanhando da mesma forma. “Nós precisamos utilizar a tecnologia para as situações em que as pessoas podem ser substituídas, para que sobre mais tempo para que as pessoas atuem onde elas são insubstituíveis”, frisou indicando que o professor precisa estar mais tempo ao lado do aluno, concretizando a afetividade.

O Secretário Carlos usou ainda a palavra para destacar que os estudantes da rede municipal receberão os kits de materiais escolares que foram divididos em pré-escola, 1º e 2º Anos, 3º, 4º e 5º Anos e do 6º ao 9º Anos. Os alunos também receberão uniforme escolar, primeiramente a camiseta. “Isso deve acontecer nos primeiros dias de aula”, informou.

Por fim, os responsáveis pelas diversas áreas da SEMED orientaram os diretores e coordenadores sobre questões administrativas como merenda escolar, senso escolar, diário eletrônico, frequência dos servidores, calendário escolar, conselhos municipais e todas as demais áreas. A reunião continua durante a tarde. Nesta quinta-feira (01/02), haverá o seminário Inovar para Transformar no Centro de Convenções do UNIPAM a partir das 7h30. O evento é voltado para todos os servidores da SEMED.