Mosaico com imagens que marcaram Patos de Minas e Região ( Arte: Patos Hoje )

Patos de Minas e região viveram e sofreram em 2014. Homicídios e latrocínios. Nunca se houve tanta violência em Patos de Minas. Festas e futebol: Mamoré campeão do Módulo II e Patos de Minas volta a ter dois times na elite do futebol em Minas Gerais. Polêmicas. UFU tem lugar definido, mas sem sinal de obra. Eleições: Dilma e Pimentel derrotam aliados dos tradicionais grupos políticos da cidade. Depois de pronta e inaugurada, UPA porte III só volta a funcionar por ordem do governo federal. A novela Ivan Borges até hoje no ar. E a justiça aceita ação contra o chefe do poder executivo. Confira os fatos que marcaram o ano!

Jovem foi pisoteada até a morte.

Patos de Minas voltou a ter recorde na violência. Foram 29 homicídios, várias tentativas e três latrocínios. E os criminosos empregaram de tudo para ceifar a vida de suas vítimas. A primeira vítima do ano foi feita com golpes de enxada. Outro rapaz foi morto após ter o corpo incendiado. Covardia. Uma senhora de 85 anos foi morta com golpes de martelo pela própria filha. As colegas de cela não aceitaram e partiram para cima da autora no presídio. E a população também viu a fúria de um adolescente. O menor teve que ser parado a balas após fazer várias vítimas e deixar um rastro de destruição. E em um dos últimos crimes do ano, o assassino usou facas e completou a selvageria pisoteando a cabeça da vítima. Para deixar a situação ainda mais perplexa, o assassino deu gargalhadas. Até onde iremos parar com essa multiplicação de ódio?

Vice-governador eleito é recebido com festa por lideranças do município.

Eleições: grupos se formaram e famílias se dividiram. No final, com apoio majoritário dos patenses, venceram Fernando Pimentel, tendo como vice-governador o patense Antônio Andrade, para governar Minas Gerais e Dilma Rousseff para presidir o país. Esta será a primeira vez que o governo estadual e o federal serão comandados pelo mesmo partido político. Lideranças políticas em declínio. Elmiro Nascimento, Béia Savasssi e José Humberto Soares não são eleitos. Apenas Hely Tarquínio consegue uma cadeira no legislativo estadual. Os patenses esperam conquistas com o vice-governador Antônio Andrade.

O Banco Mercantil do Brasil no centro da cidade ficou destruído com as explosões.

Assaltos, furtos, estelionatos e etc.! Números? Irrelevante quantificar...! Só quem perdeu um bem conquistado com muito suor sabe como é ser lesado. E alguns crimes foram inéditos. Estrangeiros fizeram um limpa em várias lojas da cidade. Caixas eletrônicos foram explodidos no coração da cidade. Uma perseguição cinematográfica prendeu os criminosos. Em outra explosão, a vítima foi espancada e amarrada. Os ladrões fugiram, mas não levaram nada. Um assaltante disparou em uma relojoaria e a vítima foi o gerente. Em outro assalto, a cidade parou. Três indivíduos mantiveram 8 pessoas em cárcere privado por mais de 4 horas. Eles se renderam após engolirem dezenas de joias e tiveram que expelir. Várias empresas foram desfalcadas.

A inauguração do sistema de vídeo monitoramento reuniu diversas autoridades.

Desenvolvimento. Novos pontos comerciais. Casas Bahia e Hipermercado Bernardão começam a funcionar em Patos de Minas. Mas Wilson Alimentos se tornou uma incógnita. Câmeras de do Olho Vivo foram instaladas no centro de Patos de Minas para dar mais segurança a clientes e comerciantes. Meio rural privilegiado: início do asfaltamento da Estrada da Serrinha e Sumaré. Após 4 anos, pavimentação da estrada de Pindaíbas é concluída.

Doação do terreno para construção da UFU é avaliado por Reitor.

Educação. UFU ganha terreno, mas construção do campus impaca e novos cursos ficam mais distantes. A população não vê a hora da chegada de mais cursos. Estudantes patenses conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada de Matemática e muitos se sobressaíram pelo Brasil e até no exterior. Patos de Minas ganhou mais uma escola. Mas a violência continua. Uma aluna teve a orelha praticamente arrancada e em outra ocorrência uma colega arremessou a cabeça da outra contra a parede. Professores sofreram com agressões e indisciplina. Uma educadora interviu e evitou o que poderia ter sido uma morte na saída da escola. Sem educação de qualidade, o que será do nosso futuro? Virou chavão? É só calar o questionamento!!!

Obra de drenagem causa prejuízos para moradores.

Obras para o povo. Casas populares são construídas. O novo Fórum deve ser concluído dentro do prazo previsto. Aeroporto é reformado, mas usuários reclamam do pequeno espaço para embarque e desembarque. Moradores tiveram que deixar suas casas por problemas em serviço de drenagem de água pluvial no Bairro Rosário: trabalho está interrompido. Outra paralisação. Obra em ponte na Rua Vereador João Pacheco não resolve problema de alagamento e moradores sofrem com sujeira. Sem definição: conclusão da canalização do Córrego do Monjolo na avenida Fátima Porto.

Eleição da Rainha Nacional do Milho aconteceu em praça pública.

A maior festa da cidade. Na Praça do Fórum, uma grande festa popular. Foi ali que os patenses conheceram a Rainha Nacional do Milho. No Parque de Exposições, a Fenamilho mostrou mais uma vez sua grandeza. Com diversos shows por noite, milhares de pessoas curtiram os artistas mais renomados do país. Houve apresentações no trio elétrico, arena, praça park e paiolão. Neste 2015, o público pode esperar grandes mudanças. Aspectos tradicionais devem ser retomados.

PM tem que ser acionada por falta de atendimento na UPA Porte III.

Saúde. A população sofreu com a falta de médicos e até de remédios. Muitos tiveram que voltar do Mini Hospital sem atendimento e ficaram indignados. A UPA Porte III começou a funcionar após diversas polêmicas, mas o diretor deixou a unidade pouco depois e contou os vários problemas da saúde pública da cidade. A população exige melhorias no atendimento e não quer o fechamento do Mini Hospital.

Mamoré e URT estão na primeira divisão do Campeonato Mineiro.

Futebol. E o Sapão deu um verdadeiro banho nos adversários!!! O Mamoré venceu o Mineiro do Módulo II e fez a torcida pular de alegria. Patos de Minas mais uma vez na elite do mineiro com duas equipes. URT x Mamoré! O Clássico já está marcado. Você tem uma aposta? E os patenses choraram com o trágico 7 a 1 para a Alemanha. O país do futebol sofreu sua pior derrota. Foi em nossa casa. Patos de Minas ainda teve destaques em outros esportes. No ciclismo, atletas patenses se deram bem em competições regionais. Na luta, uma garotinha de 10 anos foi campeã brasileira de Karatê. Os atletas do Wushu Sanda e do Hapkidô também fizeram bonito em competições pelo Brasil. E um patense fez em 2014 o que nenhum brasileiro havia feito. André Ribeiro foi campeão mundial em lançamento de Bumerangue. E não foi só isso. A patense Vanessa Pereira brilhou mais uma vez no futsal e levou o Brasil ao pentacampeonato mundial de futsal feminino.

Bombeiros ajudam em intervensão na captação de água da Copasa no Rio Paranaíba.

O tempo e sua imprevisibilidade. Patos de Minas sofreu com chuva demais, contudo foi  a chuva de menos que mais prejudicou. A estiagem levou as pessoas a orarem por um chuvisco. Não houve racionamento de água, mas teve que haver intervenção na captação de água. O Rio Paranaíba sofreu e quase teve a água cortada. Peixes morreram. Uma tempestade de poeira cobriu a cidade e as queimadas agravaram ainda mais os problemas. O sol raiou como nunca. As temperaturas foram às alturas tirando o sono dos patenses. Quando a chuva caiu, não teve quem não comemorasse. Então vieram so temidos temporais. Árvores foram derrubadas, casas destelhas e, como sempre, diversas ruas alagadas.

Super Amigos fazem a alegria da criançada em mais um Natal.

Fazer o bem, sem olhar a quem. Os Super Amigos mais uma vez fizeram as crianças sorrirem e proporcionaram paz. A vida continua. Doações de órgãos e de sangue levaram vida a quem precisava. Uma garotinha de Matutina com uma doença rara recebeu ajuda para continuar vivendo e conquistou até uma casa. Surpreendente: cão é encontrado vivo dentro de motor de veículo. Os bichos estão à solta: seriema, cobras, ouriço, jacarés e até um veado foram encontrados na cidade. Todos foram levados com vida para seus habitats.

Cruzes são afixadas na Lagoa Grande em protesto ao assoriamento da lagoa.

Polêmicas. Justiça acata ação contra o Prefeito Municipal e outras 4 pessoas. Samu é integrado ao Corpo de Bombeiros e gera indignação de profissionais. Prefeitura cogita aumentar carga horária e funcionários manifestam. Paisagem agonizante. Principal cartão postal da cidade sofre com assoreamento e imagem é desoladora. Moradores cobraram providências e ambientalistas protestaram com cruzes. A Polícia Militar foi acionada pelo Prefeito Municipal. Ministério Público não viu qualquer crime. Situação não foi resolvida e eles voltaram a protestar. Quando o cartão de visita da cidade voltará a dar orgulho aos patenses?

Jovem morre atropelada ao ser atingida por caminhão.

Mortos e feridos no trânsito. Mais uma vez Patos de Minas teve diversos sonhos interrompidos. Realidade que assombra. Motociclistas continuam sendo as principais vítimas. Na Major Gote, um morreu e outro ficou gravemente ferido em uma batida violenta. Já no último mês do ano, um jovem morreu ao perder o controle da moto. Os ciclistas também sofreram. Uma mulher morreu ao perder o controle da bicicleta e um garoto teve a vida que mal começou ceifada ao pegar rabeira em um ônibus. Córrego do Monjolo. Um triciclo e uma moto estacionaram ali. E veículos de todos os tipos e modelos se envolveram em acidentes. Até carros oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal sofreram no trânsito.

Dois bitrens carregados com combustíveis se chocam deixando quatro pessoas mortas.

Nas rodovias, mais mortes. Um acidente com ônibus, dois bitrens, caminhão e caminhonete matou 4 pessoas e interrompeu a BR365 por mais de dia. Houve incêndio de grandes proporções. Um casal morreu em outro grave acidente. Mais violência. Três mulheres e um bebê também não resistiram a outra tragédia. E mais violência, agora na BR 354. Dois caminhões e um carro bateram deixando 3 pessoas mortas. Um empresário patense foi outra vítima. No trevo da Pipoca, mais uma morte. Símbolo da imprudência. Um tratorista embriagado foi flagrado em zig zag pela BR365, uma das rodovias mais violentas do país. Cuidado, atenção e respeito às leis de trânsito são imprescindíveis no trânsito!

PC apreende 100KG de drogas.

O mal do século. Na BR365, a PRF apreendeu 34kg de maconha. Em uma operação da Polícia Civil, foram apreendidos 260kg de maconha, cocaína e até pontos de LSD, droga sintética pouco comum na cidade. Quinze foram indiciados. Em outro trabalho de destaque, a Polícia Miliar aprendeu 100kg de maconha. Na região, mais droga apreendida. Em uma fazenda de Coromandel, um estoque de droga foi encontrado. Um empresário patense seria um dos grandes líderes do grupo. E o trabalho não se resumiu a isso. Dezenas de vezes os policiais foram para a delegacia com a droga da morte (crack) maconha ou cocaína. Mas o problema continua e provoca diversos outros. O usuário, a mãe, o pai, familiares e a própria sociedade sofrem as consequências. Até quando isso vai persistir?

O Patos Hoje se renovou em 2014 e vai continuar noticiando os acontecimentos neste ano que se inicia. A Família Patos Hoje, que a cada dia trabalha mais para levar as informações a toda a sociedade de Patos de Minas e região, deseja a todos um excelente e próspero 2015, com muitas conquistas e alegrias.

Autor: Farley Rocha