Na manhã do dia 29 de setembro ocorreu a vistoria técnica com a presença de autoridades ambientais em uma comitiva formada por representantes do Colmeia, Copasa e Prefeitura Municipal de Patos de Minas.
O objetivo da visita foi acompanhar e monitorar o andamento das obras de construção do Centro de Educação Ambiental em área interna do Parque Municipal do Mocambo.
A expedição contou também com a participação de representantes da empresa responsável pelas obras físicas do Ceam, a LTM Engenharia Ltda com sede em Belo Horizonte, ganhadora do processo de licitação. As próximas vistorias estão programadas para o mês de novembro com a participação dos componentes das Câmaras Técnicas do Colmeia.
Durante o trajeto foram repassadas informações sobre a construção subterrânea do reservatório para o armazenamento de águas pluviais para uso em diversos serviços do futuro Ceam Mocambo. No local foi indentificada a evolução das etapas das obras desde o feitio da base até a instalação de vigas, lajes e estruturas metálicas. Agora, a fase é a construção do contrapiso, das paredes laterais e colocação do telhado.
Várias dúvidas foram esclarecidas mediante alguns questionamentos dos conselheiros ambientais do Colmeia e servidores públicos da Prefeitura Municipal. O projeto de engenharia arquitetônica foi apresentado aos participantes apontando o que já foi feito e o que será realizado no período previsto para a conclusão do projeto no prazo de um ano.
Segundo o cronograma, desde que foi executada a assinatura da Ordem de Serviço, as obras do Ceam foram reiniciadas em julho de 2023 e têm o prazo de 365 dias para a entrega final do prédio do Centro de Educação Ambiental de Patos de Minas.
O valor estimado das edificações do prédio do Ceam Mocambo é da ordem de R$ 3.204.218,47 com recursos oriundos do Programa Pró-Mananciais da Copasa, sob a coordenação do Colmeia Patos.
Participaram da visitação técnica no canteiro de obras do Ceam Mocambo as seguintes autoridades ambientais: Geize Soares (Presidente do Colmeia Patos), Suellen Meira (Diretora de Meio Ambiente), Edilson Oliveira (Gerente da Useo Copasa), Luciana Almeida (conselheira do Colmeia UFU), Getúlio Bernardes (Auxiliar Administrativo Socioambiental Copasa), Renata Thompson (Gerente da Usao Copasa), Leila Torres (Diretora de Áreas Verdes e Parques), Michel Cardoso (Técnico Fiscal de Obras da Useo Copasa), José Lucilo Duda (Tesoureiro do Colmeia Patos) e Pedro Henrique Rodrigues de Lima (Engenheiro da empresa TXcon, responsável técnico pela obra do Ceam, contratado pela empreiteira de engenharia LTM).