A tradição das Folias de Reis segue presente na região e, como acontece todos os anos nesta época, tem movimentado os devotos, tanto na cidade, quanto na zona rural. Neste final de semana, a Folia de Reis Santa Terezinha, do capitão Amadeu, foi até a região das Chácaras das Águas. O café da manhã foi no Rancho AGM, do devoto Gedean e o almoço foi na Chácara da Marilda.

Patos de Minas tem mais de 60 ternos de Folia. Nesta época do ano, elas são bastante requisitadas e percorrem as casas dos devotos celebrando o nascimento de Jesus e relembrando a visita dos três Reis Santos ao filho de Deus. Em troca, o morador que recebe a visita oferece prendas e comida.

É por isso, que além da religiosidade, as Folias de Reis também chamam a atenção pela fartura de comida que elas proporcionam. Algumas festas chegam a reunir milhares de pessoas e são preparadas durante semanas. Café da manhã, almoço, sobremesa e jantar são servidos à vontade para os devotos de Santos Reis.

A peregrinação das folias em Patos de Minas também tem caráter social. O dinheiro arrecadado durante as visitadas é doado para a Campanha de Folias de Reis e destinado para a manutenção do Lar Vicentino Padre Alaor.