Outras áreas estavam em análise, mas a reitoria da Universidade Federal de Uberlândia preferiu a área doada pelo empresário Nelson Neves, para sediar o campus da UFU em Patos de Minas. A área possui 30 hectares e está localizada na região dos 30 paus.

De acordo com informações do vice-prefeito, José Eustáquio, os recursos, de R$ 26 milhões, para a construção dos prédios já estão garantidos para o próximo ano, quando se iniciará a obra. O orçamento contempla um bloco de 9.000 metros quadrados, composto por 59 salas de aula, anfiteatro, área de convivência, prédios para biblioteca e restaurante universitário.

Até o término da construção, a faculdade irá funcionar em um local provisório, cedido pelo município. Obras para melhorar o acesso ao campus também já foram idealizadas. Um projeto prevê a construção de uma ligação na avenida Tomaz de Aquino que deixará o Campus a apenas 1 km do bairro Alvorada.


O Conselho deve se reunir no próximo dia 27 para definir os cursos, mas já é possível se ter uma previsão. De forma ainda não definitiva, os cursos seriam Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e Engenharia de alimentos. Outras unidades acadêmicas da UFU estão dispostas a instalar mais cursos em Patos de Minas.

O terreno de 30 hectares, 300 mil m², que foi doado pelo empresário Nelson Neves, cunhado do Deputado Elmiro Nascimento, será transferido para a UFU e a construção deve iniciar no ano que vem. Um vestibular também deve acontecer este ano para os cursos de 2011 que serão definidos em uma reunião no dia 27 de agosto.