O reitor da Universidade Federal de Viçosa – UFV - Demétrius David da Silva, esteve em Patos de Minas nessa quinta-feira (01) para receber uma homenagem feita pela Câmara Municipal ao Campos de Rio Paranaíba. Ao agradecer os vereadores, Demétrius convidou os patenses para usarem os recursos disponibilizados pela Universidade, que segundo ele, não é só de Rio Paranaíba, mas de toda a região.

Reeleito para mais quatro anos na reitoria da Universidade Federal de Viçosa, Demétrius falou sobre os 96 anos da UFV, a qualidade do ensino que oferece para seus mais de 20 mil alunos, os programas de benefícios par os estudantes, como ajuda de financeira e alojamento e a disponibilidade de cursos de graduação oferecidos em seus Campi.

Demétrius reclamou do corte de verbas do governo, mas apostou em dias melhores. Segundo o reitor, o orçamento de 2022 da UFV foi reduzido quase a metade. Com o novo bloqueio de verbas esta semana, a Universidade vai ficar sem dinheiro para cumprir compromissos básicos, como o pagamento de água e luz. Entretanto, o reitor ressaltou que este problema é passageiro.

O reitor da UFV explicou que, com a entrada de um novo governo, a expectativa é de que o orçamento das Universidades e Institutos Federais seja normalizado. Segundo ele, é uma promessa do novo presidente. Com isso, a reitoria da UFV já planeja abrir novos cursos no Campos de Rio Paranaíba. Atualmente, a Universidade oferece 10 cursos de graduação em Rio Paranaíba.

Com relação às áreas que poderão ser atendidas com a criação de novos cursos, Demétrius disse que a região tem uma carência por profissionais de saúde e que novos cursos nessa área poderão ser criados em breve.