Armados os criminosos rendem os funcionários e levam o dinheiro do caixa. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
Os registros de assaltos em Patos de Minas não param de crescer. O aumento chega a quase 80% com relação aos 4 primeiros meses de 2013. Os registros dos roubos consumados, que são os crimes em que o autor utiliza de violência ou grave ameaça para subtrair os bens das vítimas, foram divulgados pelo próprio governo estadual. Nessa quarta-feira (28), mais um assalto foi registrado.

O último assalto na cidade aconteceu em um supermercado na Rua Mata dos Fernandes. O criminoso chegou com o capacete na cabeça e, de arma em punho, anunciou o assalto. Após o crime, ele fugiu do local levando o dinheiro e não foi localizado. A Polícia Militar registrou a ocorrência. As câmeras de vigilância filmaram toda a ação do bandido.

As imagens foram repassadas para a Polícia Civil que deverá investigar o roubo e identificar o criminoso. O assalto a este supermercado engrossa ainda mais os números na cidade. Este ano já foram registrados 151 roubos consumados, isso apenas nos meses de janeiro a abril. No mesmo período do ano passado, foram registrados apenas 86.

Os dados, do próprio governo estadual, mostram um crescimento de 76% nos 4 primeiros meses. O mês mais violento foi janeiro quando foram registrados 50 assaltos. No mês de fevereiro, o número caiu para apenas 20. No entanto, em março o número voltou a crescer chegando a 40. E no último mês analisado, abril, foram 41 roubos consumados. Em todos os 4 meses foram registrados mais assaltos do que os meses de 2013.

A maior preocupação é porque os assaltos, além de prejudicar as vítimas tanto materialmente quanto emocionalmente ou até fisicamente, servem muitas vezes para que os bandidos consigam dinheiro para comprar droga, o que acaba por financiar o tráfico, trazendo ainda mais transtornos para a sociedade.

Autor: Farley Rocha