A equipe do Centro de Referência de Imunológicos Especiais (Crie) realizou uma reunião, no dia 15/10, com médicos da oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas com intuito de divulgar as vacinas disponíveis para pacientes oncológicos. A reunião teve a participação da referência técnica de Imunização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, Laura Oliveira Silva.

A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas é o único prestador habilitado em Oncologia de Alta Complexidade da macrorregião de Saúde Noroeste, sendo assim, referência para 33 municípios. O médico do Crie, Matheus Rosa Santos, enfatizou a importância da orientação pelos médicos aos pacientes oncológicos sobre a disponibilidade das vacinas especiais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e afirmou que espera que, com a reunião de divulgação do serviço de vacinação, a informação chegue aos pacientes que possuem direito à imunização.

O acesso do usuário às vacinas especiais se dá de duas formas, física e via sistema Aprova Digital. Por meio físico, o usuário munido de relatório médico, vai até o Crie, que se localiza no município de Patos de Minas, é avaliado pelo médico e, se atender aos critérios, já recebe a vacina no momento do atendimento no Crie. A forma virtual é por meio do sistema de informação. A documentação é avaliada pelo Crie e, sendo deferida a vacina, ela é enviada ao município de residência do usuário e administrada na unidade de saúde do município.

É importante destacar algumas vacinas especiais disponíveis no Crie como pneumocócica conjugada 13-valente (Pneumo 13), que previne contra 13 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae; ACWY, que oferece proteção contra doenças causadas pelos meningococos (meningite) dos sorogrupos A, C, W e Y; hepatite A, que protege contra esta doença infecciosa do fígado causada pelo vírus A, que se espalha por meio de de contato com pessoas infectadas ou com água e alimentos contaminados. São disponibilizadas também a Pneumo 23, que protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e entre outras e HPV, que é uma vacina que protege contra um vírus instalado na pele, que está associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres.

A equipe do Crie se reuniu também, no dia 16 de outubro, de forma on-line, com todos municípios da macrorregião de Saúde Noroeste com a finalidade de divulgar os critérios das vacinas disponíveis de forma abrangente para pacientes especiais.

Fonte: Ascom Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais