O Prefeito Luís Eduardo Falcão esteve em um encontro de lideranças na manhã desta quarta-feira (05) e aproveitou para conversar com nossa reportagem acerca do modelo proposto da Reforma Tributária que tramita no Congresso Nacional em Brasília. Ele disse que é necessário que a reforma seja estabelecida, mas disse também que é preciso haver mudanças para que os municípios não sejam penalizados mais uma vez.

De acordo com o chefe do executivo patense, no sistema seguido hoje no país, cerca de 70% de tudo o que é arrecadado com impostos fica no Governo Federal, 20% com os estados e só 10% com os municípios. “As pessoas moram nos municípios, é no município que são feitas as reclamações, as demandas e são os municípios que estão sendo prejudicados cada dia mais” disse ele.

Além disso, Falcão se mostrou bastante preocupado em relação as pequenas empresas. “Me parece que com essa desculpa de modernização, as pequenas empresas terão que pagar mais imposto ainda” disse o Prefeito que completou: “A carga nas costas do município é muito grande e os recursos que nos são destinados são muito pequenos”.

Ele também falou em relação ao piso salarial da Enfermagem. Segundo o prefeito, “o sonho de todo gestor é pagar o piso só que eles impõe a obrigação lá e não mandam os recursos”. Sobre a Enfermagem ele disse que “vão mandar um recurso que dura só até o final de 2023 e que não paga nem metade da necessidade da Prefeitura. Nós vamos ter que fazer um rateio a medida em que o recurso for chegando” disse ele.