A decisão do Governo Federal de Reduzir o IPI de carros novos até 2.0 está atraindo novamente os compradores para as concessionárias. Em Patos de Minas, o movimento nas vendas neste início de semana mais que dobrou com relação ao mesmo período da semana anterior.

O governo reduziu o Imposto de Produtos Industrializados (IPI) até 31 de março de 2009 para a indústria automotiva. Os carros populares até mil cilindradas (tanto álcool quanto gasolina) terão taxa zero (atualmente é de 7%), os de mil a 2 mil cilindradas, à gasolina, terão redução de 13% para 6,5%, e os flex ou álcool, de 11% para 5,5%. Carros acima de 2 mil cilindradas não terão alteração na alíquota.

A medida provocou uma redução de até 7% no preço dos veículos novos. Quem deixou para comprar o carro esta semana está economizando, em média R$ 2.500,00. Em alguns modelos, a redução no preço pode ser ainda maior.

Nas concessionárias de Patos de Minas, o resultado foi imediato. Nesta concessionária, que aparece na foto, só nesta segunda-feira (15) foram vendidos quatro carros, a mesma quantidade de veículos vendidos durante toda a semana que passou.

O setor já comemora e espera recuperar o bom momento vivido pelas concessionárias antes do anúncio da crise.