Os recenseadores do IBGE continuam realizando o levantamento do Censo Demográfico em Patos de Minas. Aproximadamente 20% das residências já foram visitadas pelos profissionais. Entretanto, ainda há muita resistência por parte de alguns moradores. Segundo os coordenadores, algumas pessoas se recusam a receber os profissionais e até são rudes na recepção.

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. A pesquisa era para ter acontecido em 2020, mas precisou ser adiado em razão da pandemia e de cortes no orçamento por parte do Governo Federal. A última pesquisa foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. Além saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

De acordo com o supervisor Gustavo Lúcio Rocha, muitas pessoas têm confundido os recenseadores com pesquisadores políticos e isso tem gerado um grande desconforto. “Apesar do IBGE estar ligado ao Governo Federal, a pesquisa não se trata de política em razão do cenário eleitoral, mas sim de questões que vão mostrar de que forma as pessoas estão vivendo e como os recursos podem chegar a essas pessoas” disse ele.


Além disso, os pesquisadores encontram bastante dificuldade em prédios e condomínios fechados da cidade. Segundo a Coordenadora Irenilda de Fátima, as pessoas falam que não tem tempo, que estão atrasadas e outras fecham a porta ao ver que se trata de uma pesquisa do IBGE. Ela ressaltou inclusive que todos os recenseadores estão devidamente uniformizados e identificados por meio de um crachá onde as pessoas podem fazer a consulta através de um QR code.


A pesquisa do Censo Demográfico deverá se estender até o dia 31 de outubro em todo o país. Os recenseadores pedem para que as pessoas os recebam e colaborem com o questionário que dura no máximo 10 minutos. O Censo é importante pois é através dele que o Governo federal irá destinar recursos para as cidades brasileiras.