Embora a derrota por 5 a 0 para o América Mineiro no domingo tenha tirado a URT das semifinais do Campeonato Mineiro, o time patense tem motivos para comemorar. A quinta posição obtida pelo Trovão Azul na tabela de classificação do Estadual garantiu a equipe na Série D do Campeonato Brasileiro de 2022.

O regulamento do Campeonato Mineiro prevê que os três melhores times do torneio que não estiverem em nenhuma das divisões do Brasileirão se garantem na Série D do ano seguinte. Como os quatro primeiros colocados do Mineiro já tem divisão - Atlético (Série A), América (Série A), Cruzeiro (Série B) e Tombense (Série C) - a URT, quinta colocada, confirmou seu lugar no quarto nível do futebol nacional. Pouso Alegre e Caldense ficaram com as duas outras vagas.

Também existe a expectativa de o Trovão Azul se garantir na próxima edição da Copa do Brasil. Para isso, é preciso que Atlético, América ou Cruzeiro se classifiquem para a Copa Libertadores do ano que vem, o que abriria uma nova vaga. Os três times ainda estão vivos na edição atual da Copa do Brasil e podem se classificar para o torneio continental por esse meio. Além disso, o Galo e o Coelho podem brigar pela vaga na disputa da Série A. O alvinegro ainda tem uma terceira possibilidade: caso vença a Copa Libertadores deste ano.

A URT disputou 11 partidas pelo Campeonato Mineiro de 2021, sendo cinco vitórias, um empate e cinco derrotas. A equipe ainda marcou 8 gols e sofreu 16. Agora, a URT tem pela frente o Troféu Inconfidência, competição que reúne as equipes que terminaram entre a 5ª e a 8ª posições na tabela.

Pelo torneio, o time patense enfrenta o Athletic de São João del Rey neste sábado (01), no Estádio Zama Maciel. Caso avance, a equipe disputa a final da competição na quarta-feira (05), contra o vencedor do duelo entre Pouso Alegre e Caldense, também em Patos de Minas.