Em 2015 o Festival levou um grande público para o Parque do Macambo. ( Foto: Arquivo Patos Hoje ).

O Festival Marreco de Cultura Independente acontece mais uma vez em Patos de Minas. Em sua nona edição, dos dias 8 a 14 de agosto, o evento apresenta a proposta “Queremos apenas mudar o mundo” e levanta questões como a importância do diálogo entre as diversas manifestações artísticas, culturais, étnicas e ideológicas. Com várias bandas independentes de todo país, o evento vem se tornando atração turística para a cidade.

Produzido pelo Coletivo Peleja, o evento acontece com a ajuda de diversos patrocinadores, parceiros e também com o auxílio de voluntários. Do dia 8 até o dia 12, o evento acontece com oficinas e debates no Salão do Júri do UNIPAM. No sábado (13) e domingo (14), o Festival Marreco se transfere para o Parque do Mocambo. Na parte da manhã, haverá várias oficinas. Os shows começam às 14h00. Diversas bandas vão se apresentar na 9ª edição do Festival Marreco.

Patrocinadores do evento ressaltaram a importância do festival. “Diversas campanhas ressaltam a tradição e histórias de Patos de Minas, por isso nós enxergamos o Marreco como um acontecimento muito importante para a cidade, ele estimula o respeito à diversidade, pluralidade e às identidades culturais, além de contribuir com o fluxo turístico, movimentando hotéis, bares e restaurantes”, afirmou Marlon, gerente de um hotel na cidade.

Beatriz Borges, conhecida como “Bibi”, faz parte do Coletivo Peleja há cerca de cinco anos e explica a proposta de 2016. “O festival não se resume na parte artística, as oficinas de debate também são muito importantes, elas objetivam levar as pessoas a refletir sobre sua contribuição para transformar a nossa realidade. Queremos apenas mudar o mundo, porque diante de tantos problemas políticos e sociais no país, a gente percebe que se cada um fizer a sua parte é possível alcançar essa mudança.”

Cerca de 300 pessoas foi o público da primeira edição do Marreco há 9 anos atrás. Em 2016, a expectativa dos organizadores é de que aproximadamente 10 mil pessoas participem do evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa Festival Marreco