Cerca de 700 atletas de várias idades e de diferentes partes do país participaram da 4ª edição da Corrida do Milho. ( Fotos: Joaquim Amaral )
Cerca de 700 atletas de várias idades e de diferentes partes do país, participaram na manhã desse domingo (06), da 4ª edição da Corrida do Milho. Além dos atletas patenses, anônimos, dos competidores da elite de equipes importantes como a do Cruzeiro, a prova também contou com a participação de três atletas do Quênia e foram eles que levaram as principais premiações.

O maior corredor de rua que Patos de Minas já teve, João Batista Pacau, foi o principal homenageado da 4ª edição da Corrida do Milho. Ele voltou a competir e entre os patenses foi o melhor classificado. O Patos Hoje também teve lá o seu representante em conjunto com o Debate Esportivo da NTV. Leonardo José da Silva completou os 5kms com o tempo de 30,01 e cumpriu a meta de promover o incentivo ao esporte.

A prova também teve a participação de cadeirantes e de corredores com baixa visão. Uma festa que saiu da Praça do Fórum e percorreu algumas ruas da região central da cidade. Algumas vieram simplesmente em busca do prêmio de R$ 19 mil. Outros corriam apenas pelo prazer da prática esportiva e pelo incentivo aos hábitos saudáveis.

Não demorou muito para o primeiro competidor cruzar a linha de chegada. O campeão do percurso de 5 Km, Valdir Sérgio de Oliveira, da equipe do Cruzeiro de Belo Horizonte, fez a prova em apenas 00:14:08,500. O segundo colocado foi Marcelo José da Silva, também da equipe do Cruzeiro, que chegou apenas dois segundos depois. Edson dos Reis Rafael foi o melhor colocado de Patos de Minas nesta prova chegando em 11º lugar.

Entre as mulheres a primeira a cruzar a linha de chegada foi Adriana Cristina Silva, de Belo Horizonte, com o tempo de 00:16:32,609. A segunda colocada na prova de 5 Km feminina foi Kleidiene Barbosa Jardim, também de Belo Horizonte, com o tempo de 00:16:51,437. A melhor colocada de Patos de Minas nesta prova foi Karla Erondina que chegou em 9º lugar.

Na prova de 10 kms os Quenianos, que disputavam a prova pela primeira vez, levaram a melhor. No masculino o campeão foi Jacob Kemboi que participou da prova representando uma equipe de São Paulo. Ele concluiu o percurso com o tempo de 00:28:43,375. O segundo colocado nesta prova foi João Ferreira de Lima, de Belo Horizonte, que chegou 13 segundos depois. Entre os patenses, o melhor colocado foi João Batista Pacau, o 14º colocado com o tempo de 00:35:38,734.

Na prova de 10 km feminina, a vencedora foi Queniana Teclah Chebet, com o tempo de 00:33:55,359. Ela também representa uma equipe de corredores de São Paulo. Vanda Carneiro Chagas, de Anápolis, chegou nove segundos depois e ficou com o segundo lugar. Grazielle Francelino foi a melhor corredora de Patos de Minas e chegou em 4º lugar com o tempo de 00:36:55,359.

Esta foi a 4ª edição da Corrida do Milho que tem atraído corredores de diferentes partes do país para Patos de Minas e tem servido de incentivo para a prática de esportes entre os patenses. Os organizadores comemoraram o resultado prova.


Clique aqui para conferir a classificação completa.

Autor: Maurício Rocha