Com as queimadas a situação fica ainda pior. A fumaça prejudica a respiração e a fuligem leva sujeira às residências.

O Corpo de Bombeiros não está conseguindo atender o número de ocorrências de queimadas em Patos de Minas e região. Nos últimos dias, o número 193 foi acionado até 15 vezes por dia. Além de ser crime, as queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Suportar o tempo seco e o forte calor já não é fácil. Com as queimadas a situação fica ainda pior. A fumaça prejudica a respiração e a fuligem leva sujeira às residências. Elas também favorecem o crescimento de doenças respiratórias.

E os problemas das queimadas não param por aí. Além de destruir a vegetação, elas matam inúmeros animais, insetos e aves que habitam os terrenos, prejudicando todo o meio ambiente o que provoca o desequilíbrio.

O Sargento Wanderson do Corpo de Bombeiros informou que o número de queimadas na região aumentou consideravelmente e está muito complicado conseguir atender a demanda. “Nos últimos dias, foram de 10 a 15 chamadas por dia”, afirmou.

Ele alertou que provocar queimadas em lotes vagos ou pastagens é crime e o autor pode ser responsabilizado pelos danos. Ele orientou também os proprietários de terrenos a fazerem o aceiro, para evitar que o fogo se alastre ainda mais. As pessoas podem acionar os bombeiros através do 193.

Autor: Farley Rocha