Os moradores do Bairro Ipanema, em Patos de Minas, já vêm há alguns dias sofrendo com queimadas provocadas em lotes vagos e nas imediações de uma mata do bairro. Neste sábado (03), mais um incêndio florestal precisou da atuação do Corpo de Bombeiros. Além de prejudicar o meio o ambiente, a fumaça e a fuligem estão adoecendo os moradores.

A queimada de grandes proporções deste sábado foi registrada depois da chamada Represa do Jacó, onde era um confinamento, próximo a uma mata de cerrado onde vem acontecendo vários incêndios nos últimos anos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e compareceu ao local para controlar as chamas que puderam ser vistas de longe.

De acordo com moradores, o número de queimadas em lotes vagos e outros terrenos no bairro se multiplicou nos últimos dias e, além de trazer danos ao meio ambiente, também tem agravado os problemas de saúde. Fábio Borges disse que um idoso teve a casa invadida pela fumaça de uma queimada em um lote vago e ele chegou a ser socorrido, ficando internado por alguns dias, mas não resistiu.

Os moradores ressaltaram que provocar queimadas é crime e os responsáveis podem acabar na delegacia. Na semana passada, moradores também enviaram imagens de outras queimadas no bairro. Eles cobram consciência dos moradores e uma atuação mais rigorosa das autoridades para evitar os crimes ambientais.