Mais de 120 dias após o início do funcionamento, a Upa Porte III no Bairro Jardim Peluzzo permanece sem realizar os exames de Raio X. O aparelho fundamental em uma Unidade de Pronto Atendimento continua sem atender a população e os pacientes seguem sendo encaminhados para a antiga Upa da Avenida Marabá.
A UPA III de Patos de Minas foi marcada por polêmicas. Ela foi inaugurada em dezembro de 2012 e após vários impasses começou a funcionar em 30 de junho deste ano. Vários problemas foram apontados até o esperado atendimento. Houve comemoração, mas a unidade continua sem estar 100%.
Responsável pela abertura da unidade, o ex-diretor da UPA, o médico Domingos Sávio, ressaltou na época que ela estava sem a plena capacidade e pediu um prazo de apenas 20 dias para a instalação do Raio X, equipamento fundamental para a unidade.
No entanto, um mês e meio depois de assumir o cargo, o médico deixou a direção da unidade sem conseguir colocar o aparelho novinho para funcionar. Descontente com a administração, ele falou de inúmeros problemas de gestão na área da saúde pública patense.
A nova direção foi anunciada, mas dois meses e meio se passaram e o Raio X continua sem atender as necessidades da população. O equipamento é essencial no tratamento de pessoas com suspeitas de fraturas nos ossos, pneumonia, corpos estranhos e até câncer nos pulmões. Várias pessoas entraram em contato com o Patos Hoje e informaram que, com o aparelho parado, os pacientes atendidos na UPA III permanecem sendo encaminhados para a Upa da Marabá.
A Assessoria de Comunicação informou que, "de acordo com a direção, o aparelho de Raio X da UPA Porte III já está instalado há 1 (uma) semana, apenas aguardando que a empresa GE venha para treinar os técnicos de RX, que inclusive já foram contratados. Também é necessário laudo radiométrico para verificar a radiação, a empresa virá por volta do dia 15 de novembro realizar a medição. Também é necessário a compra dos dosímetros, que medem a radiação que o técnico de RX recebe durante a realização dos exames; o processo já está em andamento no setor de compras. Após todos esses ítens, a Vigilância Sanitária irá à Unidade de Pronto Atendimento para liberar a realização dos exames. Portanto, a expectativa para início de realização de RX na Unidade é o final deste mês. Ressaltamos que a UPA Porte III não atende pacientes com fratura, os mesmos são encaminhados diretamente ao Hospital Regional, que tem especialista em ortopedia. Lembramos ainda que os pacientes atendidos na UPA Porte III não estão sendo prejudicados, já que em momento algum o exame de Raio X quando solicitado pelo médico, deixou de ser realizado."
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]