O “Casarão do Doutor Itagiba” é uma das construções históricas mais imponentes da cidade.

O casarão quase centenário na equina da avenida Getúlio Vargas com a rua General Osório vai mudar de dono. O prefeito Pedro Lucas acertou a compra do imóvel por R$ 1,5 milhão. O próprio chefe do executivo teria anunciado a pessoas mais próximas que o negócio já está fechado, faltando apenas a assinatura dos documentos.

O imóvel conhecido como “Casarão do Doutor Itagiba” é uma das construções históricas mais imponentes da cidade. Além de localização nobre, bem em frente à Catedral de Santo Antônio, a construção em estilo eclético chama a atenção. O porão mais alto dá a impressão que a casa tem dois andares.

O casarão foi construído na segunda década do século passado para abrigar a família do doutor Itagiba, um dos primeiros advogados de Patos de Minas. O filho do Coronel Augusto Ferreira teve grande influência na sociedade, o que aumenta ainda mais o valor histórico do casarão. Perto de completar 100 anos, o imóvel faz parte do Inventário do Patrimônio Histórico do Município.

A construção permanece preservada, mas os proprietários decidiram se desfazer do bem. Uma faixa anunciando a disponibilidade para a venda permaneceu durante meses no local. O prefeito Pedro Lucas acabou se interessando pelo negócio. A intenção é transformar o casarão do Doutor Itagiba em sede da Secretaria Municipal de Cultura.

Além do casarão, o imóvel tem uma enorme área livre, que poderia ser utilizada para a construção de um espaço para atendimento à população. Esta seria a intenção do prefeito Pedro Lucas que deverá oficializar a compra do imóvel nos próximos dias.

Autor: Maurício Rocha