Uma operação conjunta da Polícia Militar, com o apoio de policiais de Serra do Salitre, João Pinheiro e Montes Claros, resultou na desarticulação de uma quadrilha envolvida em extorsão e crimes cibernéticos na região. A ação policial ocorreu nesse final de semana, após um homem de 55 anos, residente em Serra do Salitre, denunciar que estava sendo extorquida por criminosos.

A vítima informou que estava participando de um leilão em João Pinheiro e começou a receber mensagens com ameaças, inclusive contra sua família. Os criminosos chegaram a enviar vídeos mostrando armas de fogo, o que levou o produtor a ceder à extorsão e realizar diversas transferências via PIX para contas indicadas pelos autores. O valor total transferido pela vítima é de aproximadamente R$ 228 mil.

Após retornar para Serra do Salitre e fazer contato com o comandante da Polícia Militar na cidade, os militares iniciaram os levantamentos e compartilharam as informações com a Seção de Inteligência do 46º BPM, em Patrocínio. Com o apoio do 50º BPM, em Montes Claros, foi articulada uma operação policial que resultou na identificação e prisão dos criminosos.

Durante a operação, foram realizadas diversas abordagens em residências na cidade de Montes Claros, que culminaram na prisão de sete pessoas, sendo dois autores de 26 anos, dois coautores de 26 e 23 anos, duas coautoras de 25 e 28 anos e uma suspeita de 41 anos. Além das prisões, foram apreendidos onze celulares, uma bucha de maconha, um comprimido de ecstasy, uma munição calibre .38 e R$ 1.957,00 em dinheiro.

Os presos e o material apreendido foram encaminhados para a delegacia de polícia para as demais providências. A Polícia Civil vai continuar investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos na quadrilha e desarticular completamente a organização criminosa.