Este ano acontece as Eleições Municipais e quem ainda não regularizou o título de eleitor, deve ficar atento pois o prazo final para regularização é até o dia 08/05. Mais de 115.000 patenses devem ir às urnas em outubro deste ano. O Cartório Eleitoral está atendendo em horário especial.

É dever do cidadão manter o Título de Eleitor regularizado. Quem se ausentou de algum turno, deve comparecer ao cartório eleitoral para emitir a multa e realizar o pagamento. A multa arbitrada pela Comarca de Patos de Minas é de R$3,51, por turno. Votar é opcional para maiores de 16 anos, que ainda não tenham completado 18 anos até o dia das eleições. Maiores de 70 anos também são opcionais.

Para regularizar o título é necessário apresentar um documento com foto e um comprovante de residência. Para homens, maiores de 18 anos, é necessário apresentar o documento que comprove a quitação de serviço militar.


O Cartório Eleitoral, localizado na rua José de Santana, n347, está atendendo em horário especial até o dia 08/05. De Segunda às Sexta-feira, o atendimento acontece de 08h às 18h. Enquanto aos finais de semana de 12h às 18h. Não é obrigatório realizar o agendamento on-line, porém, caso esteja agendado, o eleitor será atendido no horário cadastrado. O agendamento pode ser feito por meio do site: tre-mg.jus.br/servicos-eleitorais/agendamento .

Biometria

A Biometria é obrigatória em alguns municípios do pais, mas ainda não é o caso de Patos de Minas. Porém, Chrissy Rosa, Analista do Tribunal Regional Eleitoral, diz que a tendência é de que se torne obrigatória a partir de 2025: “Imaginamos que a partir do ano que vem, ou em outro ano, teremos o cadastramento obrigatório em nosso município”, afirmou.