Mais de 282 mil candidatos irão participar da seleção do Programa de Educação Profissional (PEP) neste domingo (15). O PEP tem como objetivo atender à crescente demanda dos jovens mineiros por mais e melhores oportunidades de acesso à formação profissional técnica de nível médio gratuita. Na seleção, serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática.
Participam alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da rede pública estadual; jovens e adultos que já concluíram o ensino médio, e os estudantes do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial. O PEP oferece 74 opções de cursos técnicos gratuitos, em todas as áreas do conhecimento. A maioria dos candidatos a uma das vagas são jovens que ainda cursam ou concluíram recentemente o ensino médio, mas a novidade em 2009 é a presença de adultos, já que não há limite de idade para participar do PEP a partir desta terceira edição.
As provas serão realizadas das 9h às 12h e os candidatos deverão apresentar-se no mínimo 60 minutos antes do horário determinado para o início previsto das provas, sendo que não serão admitidos nos locais de prova os candidatos que se apresentarem após o horário estabelecido para os exames. O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas munido de documento oficial de identificação original com foto, comprovante de inscrição e CPF, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.
O programa é desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em todas as regiões do Estado.
Procura
Os cursos técnicos mais procurados em Belo Horizonte são os de Segurança do Trabalho, Informática e Gestão do Meio Ambiente. A primeira edição do PEP, realizada no início de 2008, contou com 106 mil inscritos. Nesta terceira edição o número aumentou para 282.263 candidatos. Em 2009, o Programa de Educação Profissional vai contratar novas 30 mil vagas nas instituições credenciadas, 20 mil delas no primeiro semestre. No total, o programa vai oferecer 45 mil novas vagas, nas instituições credenciadas, conveniadas e nas escolas da rede estadual de ensino.
O programa vem promovendo a rápida expansão da formação profissional em nível médio em todas as regiões de Minas, aproveitando a capacidade já instalada de escolas técnicas profissionalizantes. A estratégia de implantação abrange escolas estaduais de nível médio, escolas credenciadas (sistema S e particulares) e escolas conveniadas (federais, municipais e filantrópicas), que compõem a Rede Mineira de Formação Profissional, além das escolas estaduais profissionalizantes. O programa teve início em 2008, e, este ano, totaliza a oferta de 89 mil vagas. A meta para os próximos anos é atingir 110 mil vagas. O resultado das provas será divulgado na internet a partir do dia 30 de março e as aulas serão iniciadas em maio.
Os telefones do plantão para atendimento sobre dúvidas relacionadas ao PEP durante o próximo final de semana são: 0800.7014255, (31) 3379.8257 e (31) 3379.8571.
Provas do PEP serão realizadas em todo o Estado no domingo
O PEP tem como objetivo oferecer mais e melhores oportunidades de acesso à formação profissional técnica.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 22/10/2026
- em Cidade
Copasa garante que abastecimento de água para bairros afetados será normalizado ainda hoje
- (14)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Morador denuncia distribuição de propaganda eleitoral irregular no bairro Cidade Nova
- (89)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Suspeito de agredir a ex-companheira grávida é preso com barras e tabletes de maconha em Patos de Minas
- (4)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Homem é preso por furtar 3 quilos de carne em supermercado e depois jogar fora em Patos de Minas
- (4)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Homem furta flor-do-deserto para trocar por drogas e acaba preso em Patos de Minas
- (7)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Regionais
Dupla que tentou matar desafeto é presa em Patrocínio junto com comparsas que ajudaram na fuga
- (0)
- COMPARTILHAR
- 20/10/2026
- em Regionais
Ciclista de 44 anos morre após bicicleta elétrica ser atingida por carro na MG-202
- (19)
- COMPARTILHAR
- 19/10/2026
- em Regionais
Mulher de 44 anos morre após grave acidente entre duas motocicletas em Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/10/2026
- em Regionais
Confusão em festa de casamento termina com 4 feridos a punhalada e jovem preso em Carmo do Paranaíba
- (8)
- COMPARTILHAR
- 18/10/2026
- em Regionais
Jovem de 21 anos perde a vida em grave acidente de moto na LMG-737, em Guimarânia
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/10/2026
- em Regionais
Homem de 25 anos é morto a tiros em bar de Lagoa Formosa; autor está sendo procurado pela polícia
- (10)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Gerais
Arrecadação federal cresce 5,62% em setembro e soma R$ 239,4 bilhões
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Gerais
Economia da Argentina recua -1,7% em agosto sob risco de recessão
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Gerais
Termina hoje prazo para realização de comícios e ações de campanha
- (1)
- COMPARTILHAR
- 21/10/2026
- em Gerais
TSE estuda desativar canais políticos no WhatsApp 48h antes da eleição
- (3)
- COMPARTILHAR
- 21/10/2026
- em Gerais
MPE pede providências para garantir voto de indígenas no segundo turno
- (1)
- COMPARTILHAR
- 21/10/2026
- em Gerais
Pedir votos e fazer propaganda: saiba o que é proibido no dia de votar
- (2)
- COMPARTILHAR