Centenas de alunos do ensino médio e de cursinhos particulares foram colocar em prática a preparação de um ano inteiro de estudos. O Enem é a porta de entrada para faculdades públicas e serve também para que os futuros universitários consigam entrar em programas de educação do governo. Em todo o Brasil, mais de 3,4 milhões de estudantes vão fazer a prova.

Nesse primeiro domingo, a prova terá duração de 5h30 e os participantes irão responder questões de linguagens, ciências humanas e a tão temida redação. No próximo domingo (20) as provas serão de matemática e ciências da natureza.

Em Patos de Minas, os portões foram abertos às 12h, e já tinha aluno esperando do lado de fora. De acordo com o professor Rogério que ensina Geografia, a preparação começa no início do ano. Segundo ele, é preciso que os alunos tenham sido muito bem preparados psicologicamente, principalmente após o período pandêmico. Ele ressaltou ainda que o Enem é a principal chance dos alunos de seguir os estudos em faculdades federais e também de testar o conhecimento.

Documentos

De acordo com o edital, para a identificação os participantes devem apresentar documentos originais, com foto. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho, desde que emitida após 27 de janeiro de 1997.

Nesta edição, serão aceitos os documentos digitais e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. É recomendado ainda que se leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Caneta, dispositivos, vestimentas

É preciso estar atento também ao que é permitido no local de prova, para não correr o risco de ser eliminado do exame.

A caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é item obrigatório para todos candidatos, inclusive para aqueles que concorrem ao Enem digital, já que a redação será feita em papel e não no computador, como o restante da prova.

Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

Os celulares devem ser desligados.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).