Cerca de 4500 estudantes de Patos de Minas e de cidades da região participam neste domingo (17) do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Hoje, os candidatos responderão 90 questões das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.

Um grande esquema de segurança foi montado na cidade para a realização do Enem. Agentes de trânsito foram designados para controlar o fluxo de veículos.  A Polícia Militar começou a trabalhar antes fazenda a escolta dos veículos dos correios que fizeram o transporte das provas. Segundo o capitão Canedo, guarnições foram designadas também para os locais de provas e nenhum incidente foi registrado.

Os estudantes foram direcionados a três pontos em Patos de Minas: Unipam, FPM e Escola Estadual Abner Afonso. Os portões se abriram às 11h30, meia hora antes do habitual, para evitar aglomerações. Apesar disso, grupos de alunos se formaram na porta dos locais de prova.

Segundo a professora de Sociologia Dagmar Oliveira, os alunos devem ficar atentos às questões sociais do Brasil neste primeiro dia de provas.

"A prova de Humanas é multidisciplinar, os conteúdos falam muito entre si", explicou a professora. "Os alunos devem ficar atentos às questões contemporâneas e aos problemas sociais brasileiros. Buscar, para isso, uma perspectiva mais objetiva e científica, e prestar atenção nas questões que trazem o mundo para a prova".

Como medida de segurança, os candidatos precisaram levar máscaras, que deverão ser usadas ao longo de toda a prova, além de sua própria caneta. Dentro das salas de aplicação, medidas de distanciamento social estão sendo seguidas entre os alunos. Antes da entrada, eles se mostravam confiantes.

Às 13h, os portões dos locais de prova em todo o Brasil foram fechados. Uma aluna que faria a prova no Unipam não chegou a tempo e acabou do lado de fora.

No próximo domingo (24), os candidatos voltarão às salas de aplicação para o segundo dia de provas. Serão 90 questões das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática.