Com o objetivo de promover a recarga dos aquíferos, aumentar a infiltração das águas das chuvas e contribuir para a sustentabilidade dos recursos hídricos, está em execução pela Codevasf, o projeto de construção de bolsões e barraginhas na microbacia do córrego Bom Sucesso, em Patos de Minas. O projeto foi elaborado em 2019 e, para esta etapa, previsão de término é em fevereiro ou março de 2026.

Essas pequenas bacias escavadas no solo têm a função de captar a água das chuvas (enxurradas) e permitir sua infiltração no solo, contribuindo diretamente para a recarga do lençol freático. Esse processo é fundamental para manter a umidade do solo, revitalizar nascentes e garantir a disponibilidade de água para a comunidade e atividades rurais, mesmo em períodos de estiagem, prevenindo o assoreamento das nascentes e córregos.

A iniciativa é resultado de um projeto elaborado em 2019, pelo Programa Pronascentes desenvolvido pela Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, que realizou o diagnóstico hidroambiental e verificou a necessidade de proteção das nascentes e de melhoria da disponibilidade hídrica na microbacia. Em 2021, as ações de cercamento das principais nascentes, também por meio de recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, tiveram resultado importante.

Agora, segundo a coordenação do Pronascentes, serão um total de 464 bolsões e barraginhas a serem distribuídos na microbacia do córrego Bom Sucesso. O excedente será para as microbacias adjacentes: a microbacia do córrego Catitu e a microbacia do córrego dos Macacos. Todos esses cursos d’água são afluentes do Ribeirão da Extrema - contribuinte da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco.

O Programa Socioambiental de Revitalização e Proteção das Microbacias das Bacias Hidrográficas dos rios Paranaíba e São Francisco, Pronascentes, foi instuído em Patos de Minas pela Lei 501/2015, com o objetivo de revitalização de áreas de recarga hídrica em prevenção à escassez de água e, de lá pra cá, tem na medida do possível, desenvolvido ações cruciais para a preservação dos recursos hídricos da região.

Neste sentido, em 2019, foi realizado o mapeamento de 74 nascentes da microbacia do córrego e apontada a necessidade de recuperação de sua mata ciliar. Assim, o Programa Municipal Pronascentes concluiu o cadastramento e diagnóstico hidroambiental de nascentes da microbacia do córrego Bom Sucesso, manancial de abastecimento da comunidade, com o trabalho técnico de campo e de sensibilização inicial dos produtores rurais daquela região.

Agora, em uma nova fase iniciada em 14 de outubro de 2025, o projeto recebe a construção das barraginhas e bolsões de captação de água no Distrito de Bom Sucesso em Patos de Minas.